Perícia faz reconstituição para apurar morte de bebê vítima de maus-tratos em Sinop; casal de adolescentes apreendido

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) fez na segunda-feira( 21), a reconstituição da morte de um bebê de dois meses, que morreu, na última semana, supostamente vítima de maus-tratos. Os principais suspeitos de envolvimento na morte são os pais da criança, que foram apreendidos por serem menores de idade.

“Fomos requisitados pela delegacia responsável por essa investigação. Realizamos o procedimento chamado reconstituição ou reprodução simulada, visando entender algumas circunstâncias. Nosso trabalho foi mais nesse sentido”, explicou o perito Leandro Valendorf.

A reconstituição foi feita na casa onde a criança teria sofrido os abusos, na rua Ayrton Senna, no bairro Menino Jesus. “Existem algumas dúvidas, que precisam ser esclarecidas no âmbito técnico. Não é um trabalho simples porque envolve uma série de fatos”, afirmou o perito, sem detalhar quais pontos da investigação a reconstituição busca esclarecer.

A Delegacia Especializada da Mulher, Criança e Idoso de Sinop já encaminhou representação ao Poder Judiciário para a internação provisória do casal de adolescentes, mãe e padrasto do bebê. O Ministério Público e o Poder Judiciário acataram o pedido de internação provisória e os mandados foram cumpridos na semana passada.

No dia 11 de novembro, uma conselheira tutelar do município procurou a central de flagrantes da Polícia Civil e relatou que a criança havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento, com sinais de supostos maus-tratos. O bebê foi transferido para uma unidade de terapia intensiva pediátrica, em um hospital de Tangará da Serra, mas morreu na última terça-feira (15).

A delegacia especializada de Sinop abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte da criança. Em decorrência do fato, os adolescentes passaram a receber ameaças de morte pelas redes sociais, inclusive por uma facção criminosa.

Segundo as informações dos relatórios médicos de atendimento, bem como a declaração da certidão de óbito da criança, demonstrando que a causa da morte seriam os maus-tratos, em tese, praticados pelos adolescentes, e as ameaças de morte contra o casal, a delegada Renata Evangelista representou pela internação da mãe da vítima, de 16 anos, e de seu companheiro, padrasto do bebê.

A delegada enfatizou haver indícios contundentes de que a criança pode ter sido vítima de agressões que acarretaram sua morte. “A autoria está sendo investigada, por meio de diligências, e a internação provisória é uma medida de natureza cautelar, que serve principalmente para resguardar a segurança dos adolescentes supostamente envolvidos, que estão sendo ameaçados de morte”, explicou Renata Evangelista.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC