Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso é prorrogado até 30 de novembro

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) anunciou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até o dia 30 de novembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (9) e tem como objetivo enfrentar as condições climáticas propícias às ocorrências de queimadas e incêndios florestais.

De acordo com o documento, as condições climáticas atuais representam um risco significativo para a saúde, qualidade de vida e segurança da população. O uso do fogo em áreas urbanas permanece proibido durante todo o ano, como medida preventiva para evitar incidentes prejudiciais ao meio ambiente e à comunidade.

A Sema-MT esclareceu que o uso do fogo é permitido apenas nas práticas de prevenção e combate a incêndios, como a criação de aceiros e técnicas de contrafogo, desde que realizadas ou supervisionadas por instituições públicas. Durante o período de emergência ambiental, a contratação de brigadistas temporários é autorizada, com o objetivo de auxiliar os bombeiros militares na prevenção e combate aos incêndios nas comunidades mais afetadas.

A decisão leva em consideração a presença de focos de incêndio e as condições climáticas do período. As equipes de combate estão em campo, aguardando a estabilização do período de chuvas para garantir uma resposta eficaz e controlar as situações de emergência. A população é incentivada a colaborar adotando medidas preventivas e denunciando práticas ilegais que possam contribuir para a propagação de incêndios.

Veja também

Hospital da Mulher e Maternidade Amor de Mãe apresenta balanço de atendimentos e esclarece ações

Encantos da Gastronomia será lançado nesta sexta; concurso vai escolher o prato típico de Sorriso

Fiscalização do Procon resulta na apreensão e descarte de mais de 600 kg de alimentos impróprios para consumo em mercado de Sorriso

Jovem é presa em Sorriso por simular caso de assédio sexual em loja

Saiba como se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil no seu celular

Governo prorroga até 2026 prazo para contestar descontos indevidos em benefícios do INSS