Período proibitivo de queimadas em Mato Grosso é prorrogado até 30 de novembro

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) anunciou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no estado até o dia 30 de novembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (9) e tem como objetivo enfrentar as condições climáticas propícias às ocorrências de queimadas e incêndios florestais.

De acordo com o documento, as condições climáticas atuais representam um risco significativo para a saúde, qualidade de vida e segurança da população. O uso do fogo em áreas urbanas permanece proibido durante todo o ano, como medida preventiva para evitar incidentes prejudiciais ao meio ambiente e à comunidade.

A Sema-MT esclareceu que o uso do fogo é permitido apenas nas práticas de prevenção e combate a incêndios, como a criação de aceiros e técnicas de contrafogo, desde que realizadas ou supervisionadas por instituições públicas. Durante o período de emergência ambiental, a contratação de brigadistas temporários é autorizada, com o objetivo de auxiliar os bombeiros militares na prevenção e combate aos incêndios nas comunidades mais afetadas.

A decisão leva em consideração a presença de focos de incêndio e as condições climáticas do período. As equipes de combate estão em campo, aguardando a estabilização do período de chuvas para garantir uma resposta eficaz e controlar as situações de emergência. A população é incentivada a colaborar adotando medidas preventivas e denunciando práticas ilegais que possam contribuir para a propagação de incêndios.

Veja também

Residencial Pérolas terá infraestrutura completa e comercialização em quatro etapas

Corpo de Bombeiros realiza desencarceramento de corpo de piloto após queda de aeronave

Judiciário lança Serviço de Atendimento Imediato virtual para acidentes de trânsito sem vítimas

Escolas estaduais de Sorriso debatem modelo cívico-militar no Voz do Povo

Tolerância zero contra perturbação do sossego é tema do Voz do Povo

Nova UPA da Zona Leste terá capacidade para 10 mil atendimentos mensais em Sorriso