PF cumpre mandados em imóveis urbanos de Sorriso e Sinop na Operação Terra Envenenada

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 23/03, a terceira fase da Operação Terra Envenenada, com o objetivo de descapitalizar os principais articuladores de uma organização criminosa transnacional que atuava na prática da importação e comercialização ilegal de agrotóxicos provenientes do Paraguai e Uruguai.

Nesta etapa das investigações, a Justiça Federal de Cuiabá/MT determinou o sequestro de três fazendas situadas em Novo Progresso/PA, seis imóveis urbanos situados nos municípios de Sinop e Sorriso no Mato Grosso,  Altamira/PA, Guaíra/PR e Toledo/PR, assim como de cinco máquinas agrícolas, quatro caminhões e quatro camionetes.

Além do sequestro de bens e valores, que superam a quantia de 14 milhões de reais, houve o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Sorriso e Sinop, sendo que os itens arrecadados serão totalmente contabilizados no prosseguimento das apurações.

As primeiras fases da Operação Terra Envenenada identificaram uma extensa e complexa rede criminosa transnacional, com comando central hierarquizado, que atuava de maneira estruturada visando à importação ilegal e posterior revenda de agrotóxicos oriundos do Uruguai e do Paraguai.

A organização contava com um engenhoso esquema de operações ilegais de câmbio para dissimular a origem dos lucros ilicitamente auferidos, reinserindo-os no sistema econômico nacional mediante a compra de imóveis, terrenos, fazendas, lanchas, veículos e gado.

Veja também

IFMT Sorriso encerra 2025 com avanços em vagas, novos cursos e investimentos em estrutura

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

“Salvar vidas não tem preço; o investimento vale cada centavo”, afirma governador

Unidades do Detran-MT em todo Estado estarão fechadas no Natal e Ano Novo

Com entrega de +130 km de pista nova, BR-163 chega a 230km de duplicação em 2 anos

PRF lança Operação Rodovida 2025/2026 em Mato Grosso