PF deflagra operação contra tráfico internacional de cocaína; alvos em Sorriso e Campo Novo

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26), a operação Rota Caipira, com o objetivo de combater o tráfico internacional de cocaína oriunda da Bolívia, Peru e Colômbia, com destino ao Norte e Nordeste do Brasil. De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 28 mandados de prisões preventivas, 95 de buscas e apreensões em 14 estados, além da apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores, que pode totalizar R$ 300 milhões.

Em Mato Grosso, os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Sorriso e Campo Novo do Parecis. Não foram fornecidos mais detalhes dos investigados.

As investigações tiveram início em novembro de 2020, com a apreensão de 815 quilos de cocaína, na cidade de Tucumã (PA), pela Polícia Militar do Estado do Pará, após troca de informações com a Polícia Federal em Araguaína (TO). A partir daí, a PF descobriu que a organização criminosa investigada adquiria cocaína de fornecedores localizados na Bolívia e Peru e realizava o transporte por meio de complexa estrutura aérea até pontos estratégicos localizados nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão, sendo as capitais nordestinas, São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE), a princípio, o destino.

No entanto, a investigação não descarta que a droga também tenha tido como destino países da Europa. Para a deflagração da operação Rota Caipira foram mobilizados 400 policiais federais, servidores da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), bem como equipes da Polícia Militar dos estados do Tocantins, Maranhão e Piauí, além da equipe do grupamento aéreo da Polícia Militar do Tocantins. A ação busca desarticular a estrutura da organização criminosa e apreender bens adquiridos com o dinheiro do tráfico de drogas.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação