PF deflagra operação contra venda de remédios falsos; um é preso em Cuiabá

Polícia Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deflagraram na manhã desta quinta-feira (17) a Operação Autoimune, que tem como objetivo desarticular esquema ilegal de importação e comércio de medicamentos falsos e de origem estrangeira. Essa é a segunda fase da operação, que começou em agosto desse ano.

A operação é de Mato Grosso, mas os policiais cumprem mandados também em Goiás, São Paulo Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ao todo, são 32 de busca e apreensão e um de prisão preventiva – que está sendo cumprido em Cuiabá.

Segundo a assessoria do órgão, a PF começou a investigar o esquema após a apreensão de várias caixas de medicamento da Argentina no Aeroporto de Campo Grande (MS). O remédio tinha princípio ativo da ‘neostigmina’ e estava sem documentação de entrada regular.

Na primeira fase da investigação, a PF conseguiu descobrir o mercado paralelo de medicamentos, que conta com a participação de diversas empresas de fachada, sendo praticado em 65 cidades do Brasil, além de 16 Estados e no Distrito Federal. A movimentação ilegal, em 10 meses, chegou a R$ 4 milhões.

Nome da operação

O nome da Operação deve-se ao emprego dos medicamentos importados no tratamento de diversas doenças autoimunes, ou seja, patologias nas quais o sistema imunológico ataca células saudáveis, levando ao desenvolvimento dos mais variados sintomas.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada