PF deflagra Operações para desarticular esquema de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas

Na manhã desta sexta-feira (17-11), a Polícia Federal deu início simultaneamente às operações Handmade e Descobridor, com o objetivo de reprimir e desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de capitais provenientes do tráfico internacional de drogas. A ação é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada em novembro de 2020.

Foram cumpridos 11 mandados de buscas e apreensões em São Paulo, 2 no Mato Grosso do Sul e 1 em Mato Grosso, na capital Cuiabá. As investigações revelaram que, para ocultar a origem ilícita dos recursos provenientes do tráfico de drogas, os líderes da organização criminosa adotavam uma complexa cadeia de atos ilícitos.

O modus operandi consistia na importação de roupas da China, as quais eram disponibilizadas em redes de lojas do varejo têxtil. Esse processo, conhecido como “branqueamento” do recurso ilícito, visava dificultar a rastreabilidade da origem criminosa dos valores. Após a venda dessas mercadorias, o dinheiro “sujo” retornava à organização criminosa já “lavado”, tornando a identificação da origem criminosa dos valores um desafio.

Na ação de hoje, a Polícia Federal apreendeu carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens de interesse para a investigação. Os investigados nas operações deflagradas responderão na Justiça Federal pelos crimes de associação criminosa e lavagem de capitais, cujas penas, somadas, podem ultrapassar dez anos de reclusão, conforme confirmados os fatos, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo