PF e Ibama prendem liderança indígena e servidor da Funai que ajudavam garimpeiros a cometer crimes ambientais

A Polícia Federal em conjunto com o Ibama deflagrou no fim da tarde desse domingo 20/03, a Operação Ato Reflexo para desarticular uma associação criminosa para cometimento de crimes ambientais e crimes contra a administração pública envolvendo um servidor da Funai, uma liderança indígena e garimpeiros ilegais.

Durante ações de fiscalização em uma terra indígena localizada entre os municípios de Juína e Aripuanã, foram apreendidos dois celulares. Após a análise dos aparelhos, foi constatado que um servidor da Funai trabalhando como “agente duplo” utilizando sua função pública para repassar, previamente, informações a alguns garimpeiros sobre a realização de operações de crimes ambientais realizadas por policiais federais e o Ibama , e cobrando para dar tal informação. Também foi confirmada a participação de uma liderança indígena que recebia 20% do ouro extraído da Terra Indígena.

Foram cumpridos os mandados de prisão expedidos pela Vara Cível e Criminal de Juína em desfavor da liderança indígena e do servidor da Funai. O proprietário de máquinas a quem foi transmitida a informação de que haveria operação policial dirigida aos garimpos até o momento encontra-se foragido.

Os dois presos foram levados nesta madrugada à delegacia de polícia em Juína, onde estão presos e permanecerão a disposição da justiça.

As investigações terão continuidade para identificar os indivíduos envolvidos nas demais práticas criminosas investigadas.

A PF não divulgou os nomes dos investigados e presos.

Veja também

Operação Tolerância Zero resulta em prisão por tráfico e apreensão de 620g de maconha em Sorriso

Sorriso: mulher fica gravemente ferida em caso grave de violência doméstica no Mário Raiter

Homem é morto a tiros em assentamento, a suspeita é esposa dele e está foragida

Forças de segurança apreendem 261 tabletes e geram prejuízo de 4,8 milhões ao crime

Polícia Militar impede possível tentativa de suicídio em Boa Esperança do Norte

Boa esperança: homem tenta matar colega atropelado após desentendimento; vítima é transferida para Sorriso