PF e Receita Federal deflagram operação para combater contrabando de cigarros eletrônicos em Rondonópolis

A Polícia Federal e a Receita Federal cumpriram oito mandados de busca e apreensão em um centro de comércio popular na manhã desta quinta-feira (25), em uma operação para o combate de contrabando e descaminho de cigarros eletrônicos e seus acessórios, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

Segundo a PF, as investigações fazem parte da operação Evail, que apontaram para o comércio ilegal de produtos de origem estrangeira, trazidos, principalmente, da cidade de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e levados até Rondonópolis.

Ainda conforme informações da polícia, as investigações continuam e os responsáveis poderão ser responsabilizados por contrabando e descaminho.

Os cigarros eletrônicos e seus acessórios têm importação e venda proibidas por força da Resolução da Diretoria Colegiada nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Operação “Evail”

O nome faz referência a uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico, descrita pela primeira vez em 2019, nos Estados Unidos.

Acredita-se que tenha relação com um dissolvente utilizado nos dispositivos que afeta o pulmão e causa um tipo de reação inflamatória no órgão.

Polícia Federal e Receita Federal cumprem oito mandados de busca e apreensão em um centro de comércio popular em Rondonópolis.  — Foto: Polícia Federal.

Crimes

O contrabando é considerado crime por se tratar de mercadoria proibida, previsto no art. 334-A do Código Penal. A pena pode chegar a cinco anos de reclusão.

O crime de descaminho está previsto no art. 334 do Código Penal e trata-se de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de imposto devido pela entrada, saída ou consumo de mercadoria — ou seja, o não pagamento de tributos devidos. A pena para esse tipo de crime pode levar até quatro anos de prisão.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal