PF faz operação em 6 estados contra fraudes no Auxílio Emergencial

A Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (22), contra um grupo suspeito de fraudes na concessão do Auxílio Emergencial. A operação, batizada de “Animus Fraudandi”, ocorre na Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina.

A Justiça também autorizou o bloqueio de R$ 60 mil das contas dos alvos. Segundo a investigação, os suspeitos usavam dados de cidadãos que tiveram o CPF vazado para solicitar o benefício na plataforma do governo federal. Depois, burlavam o sistema de segurança do aplicativo Caixa Tem para conseguir sacar o benefício. O G1 aguarda um posicionamento do banco sobre o caso.

Na casa dos suspeitos, a PF apreendeu celulares que teriam sido usados para cometer os crimes, além de dinheiro supostamente obtido pela fraude. Os valores ainda estão sendo contabilizados. O número de presos não havia sido divulgado até a publicação dessa reportagem.

Os detidos vão responder por furto qualificado pela fraude, organização criminosa e estelionato qualificado.

‘Intenção de fraudar’
Somente em Porto Seguro, na Bahia, os alvos são investigados por participação em pelo menos 49 contas fraudadas. Essas fraudes geraram um montante de R$ 32.971, em um período de 25 dias, segundo a PF.

Desde o começo da pandemia, a Polícia Federal já realizou 114 Operações Policiais para combater fraudes aos benefícios emergenciais. A operação deflagrada nesta quinta-feira (22) foi batizada de “Animus Fraudandi” em referência à expressão latina que significa “intenção de fraudar”.

Além da Polícia Federal, participam também das ações o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região