PF realiza Operação Escavadores em RO e MT; mandado foi cumprido em Sorriso

A polícia Federal deflagrou na manhã dessa sexta-feira (01) a Operação Escavadores nos Estados de Rondônia e Mato Grosso.

O objetivo da ação é combater um grupo criminoso envolvido com a extração e comercialização ilegal de diamantes da Reserva indígena Roosevelt.

Foram cumpridos 4 Mandados de Busca e Apreensão e 2 Mandados de Prisão Preventiva, expedidos pela Justiça Federal de Vilhena que foram cumpridos na cidade de Cacoal/RO e Sorriso/MT.

A investigação teve início em novembro de 2020, após ação da Polícia Federal que apreendeu 184 pedras de diamantes extraídos da Reserva Indígena Roosevelt que estava na posse de um dos investigados que foi preso em flagrante.

A partir dessa apreensão, a polícia federal intensificou as investigações e identificou os principais membros desse grupo criminoso, dentre eles, um ex-diretor da FUNAI que foi preso preventivamente na deflagração da operação.
Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, ouro, além de alguns armas irregulares.

Os investigados responderão por associação criminosa, usurpação de bem da União, extração ilegal de minério sem autorização do órgão competente, dano em unidade de conservação e falsidade ideológica.

Programa Estação Sicredi

Veja também

Estabelecimento é notificado por forças de segurança e mais de 20 menores retirados do local

PM de Sorriso atende a três ocorrências envolvendo agressões a crianças e mulheres

Motocicleta furtada é recuperada pela Polícia Militar durante Operação Escudo Feminino em Sorriso

PF deflagra Operação Heritage e cumpre mandados em MT, incluindo na PGE e na residência de Mauro Mendes

Justiça recebe denúncia do MP e motorista vira réu por morte de criança

Homem com mandado de prisão é detido com mais de 5 kg de maconha em Sorriso