A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (4/12) a Operação Rustius, com ações em Sorriso e Cuiabá, para apurar suspeitas de arrecadação ilegal de recursos na campanha de um candidato a prefeito durante as eleições municipais em Sorriso.
Como parte da operação, policiais federais executaram nove mandados de busca e apreensão, além de uma medida cautelar que determina a entrega do passaporte do investigado, a proibição de deixar a cidade e o veto a contatos com outros envolvidos. As ordens foram expedidas pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I do TRE/MT, com o objetivo de reunir mais provas para esclarecer os fatos.
A investigação centra-se no crime de “Caixa 2” eleitoral e outras infrações correlatas, após a apreensão de R$ 300 mil em espécie poucos dias antes das eleições. O montante foi encontrado com um dos principais apoiadores da campanha.
Os indícios coletados no inquérito apontam que o dinheiro seria usado irregularmente na campanha. Além disso, há evidências de várias transações financeiras ilícitas, realizadas por empresários locais, utilizando “laranjas”, pessoas jurídicas e valores não declarados na prestação de contas oficial.