PF realiza Operação Rustius para investigar irregularidades em campanha eleitoral em Sorriso

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (4/12) a Operação Rustius, com ações em Sorriso e Cuiabá, para apurar suspeitas de arrecadação ilegal de recursos na campanha de um candidato a prefeito durante as eleições municipais em Sorriso.

Como parte da operação, policiais federais executaram nove mandados de busca e apreensão, além de uma medida cautelar que determina a entrega do passaporte do investigado, a proibição de deixar a cidade e o veto a contatos com outros envolvidos. As ordens foram expedidas pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I do TRE/MT, com o objetivo de reunir mais provas para esclarecer os fatos.

A investigação centra-se no crime de “Caixa 2” eleitoral e outras infrações correlatas, após a apreensão de R$ 300 mil em espécie poucos dias antes das eleições. O montante foi encontrado com um dos principais apoiadores da campanha.

Os indícios coletados no inquérito apontam que o dinheiro seria usado irregularmente na campanha. Além disso, há evidências de várias transações financeiras ilícitas, realizadas por empresários locais, utilizando “laranjas”, pessoas jurídicas e valores não declarados na prestação de contas oficial.

galeria de imagens

Veja também

Gheller: Sorriso amplia infraestrutura em 2025 e segue com obras estruturantes em 2026

Unidos Pelo Natal amplia meta e busca doações para montar mil kits para crianças de Sorriso

Força Tática prende homem em Sorriso com mandado de prisão em aberto

Mato Grosso sedia encontro nacional sobre sistema de gestão hospitalar

Polícia Civil investiga furto de celular funcional e edição de conversas usadas para acusações falsas

120 autoridades civis e militares são homenageadas com a medalha 190 Anos da Polícia Militar