PJC, PM e Sefaz deflagram segunda fase da Operação Fraudadores em Sorriso e região

A Polícia Civil, o Ministério Público e a secretaria estadual de Fazenda deflagraram, nesta terça-feira (08/03), a segunda fase da operação Fraudadores, que tem como objetivo intimar 60 produtores rurais identificados em investigações sobre a movimentação de notas fiscais frias para pagar seus débitos. Além disso, a investigação de hoje busca identificar os operadores do esquema investigado. As intimações e oitivas contam com o apoio das unidades das Delegacias da Polícia Civil nas cidades de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Ipiranga do Norte, Sinop, Nova Ubiratã, Tapurah, Guarantã do Norte e Rondonópolis.

No final do ano passado, os órgãos de controle deflagraram a primeira fase da operação, após a fiscalização sobre um atacadista e um fornecedor, que resultou na identificação de 124 vendas sem notas fiscais, provenientes de produtores rurais. Na primeira fase, foram ouvidos 60 produtores rurais, consolidando o valor de R$ 12,3 milhões em ICMS e multas. Entre os débitos parcelados e quitados, o Estado de Mato Grosso recolheu, efetivamente, o montante de R$ 2,2 milhões.

“A segunda fase da Operação Fraudadores busca viabilizar aos produtores a regularização do débito tributário, sendo que outras fases, para a responsabilização criminal dos produtores omissos e dos operadores do esquema, devem ocorrer ainda em 2023”, destacou a equipe responsável pela operação.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação