Planejamento de ações ligadas à segurança é apresentado à população

A quinta, das oito audiências do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025, tratou sobre o planejamento do eixo ligado à Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil. Promovida a partir das 19h30 desta quinta-feira (20), no Centro de Eventos Ari José Riedi, e transmitida pela página da Prefeitura no Facebook, a audiência fez um balanço das ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e também o planejamento para os próximos quatro anos.

Entre as metas, a execução dos planos ligados à modernização do trânsito sorrisense, como a implantação de binários, instalação de mais ciclovias e ciclofaixas, ampliação das ações de reforço de nomenclatura das ruas, bem como sinalização de trânsito; instalação de barreiras eletrônicas e semáforos inteligentes.

A realização de um novo concurso público para ampliar o número de guardas municipais de Trânsito (GMs), a aquisição de armas não letais (como as sparks, por exemplo), e a transformação da GM em Guarda Civil também estão nas projeções.

Está contemplada ainda no planejamento da pasta a construção de uma nova sede para a Secretaria, que atualmente ocupa o prédio que abrigava a Ciretran. Em outras ações, será necessária a gestão junto ao Governo do Estado para a viabilização de iniciativas que devem trazer avanços significativos para a segurança do Município, como a implantação de um batalhão rural da Polícia Militar (PM), a conclusão do prédio da Delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC), a edificação de um novo quartel para o Corpo de Bombeiros, assim como a construção de um novo prédio para o Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS), tirando assim a instituição penal da região central da cidade.

“Entendemos que o alcance destas demandas deve ser feito de maneira articulada e sempre com foco na promoção de um ambiente mais seguro para toda a população”, comenta o titular da Semsep, José Carlos Moura, reforçando que as demais ações também já estão no radar da pasta. “São análises que estão sendo feitas com base nos estudos elaborados por empresas especializadas, frente aos números do nosso trânsito, ou seja, o que está no papel vem sendo balizado com o dia-a-dia de nossas ruas e avenidas”, pontua.

A população pode contribuir com o planejamento da gestão por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado no site da Prefeitura, o www.sorriso.mt.gov.br. Basta clicar no banner “Formulário de Sugestões – PPA 2022/2025”  e ajudar a definir ações prioritárias nestes próximos anos.

Esta ação integra o rol de iniciativas para ampliar a participação popular na formatação do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025.  Nesta edição, para obedecer às regras de biossegurança necessárias para evitar novos casos de Covid-19, as audiências estão sendo promovidas de maneira remota.

Mesmo com foco on-line, quem quiser conferir as apresentações ao vivo, pode ir até o Centro de Eventos Ari José Riedi, de onde as transmissões serão feitas. Todos os protocolos de biossegurança serão rigorosamente seguidos, como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscara e de álcool 70%.

Confira o calendário das próximas audiências

25 de maio (terça-feira) | Eixo temático: Obras e Serviços Públicos;

27 de maio (quinta-feira) | Eixo temático: Transportes;

1.º de junho (terça-feira) | Eixo temático: Agricultura e Meio Ambiente

Veja também

Grave acidente na MT-430 resulta na morte de dois homens e um ferido gravemente

MPMT pressiona autoridades locais para reduzir acidentes de trânsito em Sorriso

Sorriso: acidente na Estrada do Pontal do Verde deixa dois feridos; um deles em estado grave

Sorriso: Operação Lei Seca resulta em multas e prisões por condução sob influência de álcool

Filho é morto pelo próprio pai após desentendimento em Sinop

Acidente entre carreta e automóvel deixa cinco feridos na BR-163 entre Sorriso e Sinop