Buscando a tão desejada inclusão social de crianças com alguma deficiência física, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), está instalando três novos brinquedos inclusivos em parquinhos da cidade. Os equipamentos, que contemplam carrocel, balanço e gangorra estão sendo colocados no Parque Ecológico Municipal, no parquinho do Ginásio Domingão e na Praça da Integração, no bairro Novos Campos.

Porém, é importante destacar que a instalação dos brinquedos ainda não foi concluída e, portanto, não estão aptos e seguros para serem utilizados. Há menos de cinco dias de instalados, os equipamentos já sofreram depredação pelo uso indevido de crianças.

Segundo o prefeito em exercício, Gerson Bicego, os equipamentos serão temporariamente isolados para que a equipe possa concluir o trabalho e fazer a acessibilidade, proporcionando segurança às crianças.

“Esses brinquedos são esperados por famílias que tem crianças com necessidades especiais e sabemos o quanto a inclusão é importante. Porém, precisamos que a sociedade entenda que os brinquedos ainda não estão prontos. Essa adaptação possibilitará que as crianças brinquem juntas, mas é preciso fazer o uso adequado, com o número máximo permitido, para que consigamos conserva-los adequadamente e que possam ser utilizados para o seu fim específico, que é a inclusão social de crianças”, explica.

“É importante que os pais ou cuidadores fiquem atentos às crianças, permitindo que brinquem sem riscos de acidentes”, complementa o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Sancionada em maio de 2017, a Lei nº 13.442/17 determina que os brinquedos dos parques públicos sejam adaptados para garantir acessibilidade às crianças com deficiência ou mobilidade reduzida. A gestão conta com planejamento para a instalação de mais unidades em parquinhos públicos de Sorriso em 2022. “Queremos garantir a inclusão social de todas as crianças de Sorriso”, frisou Júnior.

Vale lembrar que todos os equipamentos públicos disponibilizados pelo Município são de uso comum e adquiridos com recursos vindos dos impostos pagos pelo cidadão. Então, é seu direito usá-los, porém, é também seu dever cuidá-los. Só assim estaremos exercendo nosso papel de cidadãos conscientes na sociedade e garantindo o bem comum.