Ações ostensivas foram desencadeadas com reforço das unidades especializadas da PMMT
A sétima edição da Operação Comando Itinerante da Polícia Militar de Mato Grosso percorreu, no mês de agosto, 16 municípios e distritos da região Norte do Estado. Em uma semana, a operação reforçou e intensificou o policiamento com o emprego de mais de 50 policiais militares e 12 viaturas das unidades especializadas da PMMT.
No período, a Polícia Militar reforçou suas ações ostensivas e repressivas nas áreas urbanas e rurais da região com abordagens, buscas e checagens. Estiveram presentes equipes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Operações Especiais (Bope), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Força Tática e Raio, além do efetivo regular desses municípios.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, ressaltou que a operação tem a finalidade de reforçar o efetivo da região, demonstrar a presença da PM e fazer com o que a população se sinta segura.
“O que fazemos aqui é a total aproximação da Polícia Militar. Quando fazemos essa operação, estamos juntos do nosso efetivo e da população, que confia e dá respaldo para a realização do nosso trabalho. Estamos presentes em todos os 142 municípios de Mato Grosso e, em cada visita de unidade militar, estamos fazendo atualizações e também formulando estratégias próprias para a execução de nossas ações e a garantia da segurança pública para todos os nossos cidadãos de bem”, destacou o coronel Mendes.
Entre as ocorrências atendidas durante a operação, a Polícia Militar retirou de circulação sete armas de fogo e apreendeu porções de drogas nos municípios de Itaúba, Guarantã do Norte, Marcelândia e Sorriso.
No mesmo período, a Polícia Militar realizou o 5º Curso de Direção Operacional realizado pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), em Guarantã do Norte. Nesta edição, foram formados 19 policiais militares do 15º Comando Regional, quatro agentes da Força Aérea Brasileira (FAB) e um policial penal.
O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, apontou que o curso é voltado para a técnica na direção de veículos de urgência e emergência, e busca o aprimoramento contínuo dos profissionais de segurança pública.
“É sempre demonstrando o compromisso contínuo com a capacitação de alta qualidade. Este curso não apenas aprimora as habilidades dos policiais, mas também eleva os padrões de segurança e eficiência no atendimento a situações de emergência, consolidando-se como um pilar fundamental na formação dos profissionais que protegem a sociedade”, explicou.
Mais investimentos
Entre as visitas, o comandante-geral da PMMT também acompanhou o andamento das obras do Núcleo Militar e do Condomínio Residencial de Itaúba, que está em fase final de construção. As obras de modernização são realizadas pelo Governo do Estado e somam o investimento de R$ 5,3 milhões.
“Essas obras são grandes iniciativas do governador Mauro Mendes e darão mais conforto e estabilidade aos policiais que trabalham nessas regiões, que poderão ter uma infraestrutura moderna e adequada para realizarem seus trabalhos e também usufruírem de uma moradia digna para eles e seus familiares que os acompanham”, finalizou o comandante-geral.
Ao todo, durante a primeira semana do mês de agosto, a Operação Comando Itinerante percorreu os municípios de Guarantã do Norte, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Matupá, Terra Nova do Norte, Nova Santa Helena, Itaúba, Nova Marcelândia, Cláudia, Sorriso, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Planalto da Serra e Nova Brasilândia.