Polícia Civil cumpre buscas para identificar responsável pela decapitação de filhotes de onça pintada

Neste domingo (02/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em propriedades rurais no município de Cáceres e em uma residência em Várzea Grande. A ação, realizada com o apoio das equipes das Diretorias do Interior, Atividades Especiais e Metropolitana, faz parte da Operação “Março Negro” e tem o objetivo de esclarecer o vídeo em que filhotes de onças pintadas aparecem decapitados.

As ordens judiciais foram decretadas pela Justiça durante a apuração da prática criminosa tipificada no artigo 27 da Lei nº 5.197/1967 c/c artigo 29, §5º, da Lei nº 9.605/1998. Nos endereços alvos foram apreendidos aparelhos celulares que serão periciados, bem como materiais importantes para o prosseguimento das investigações e responsabilização dos autores do crime ambiental cometido contra os animais nativos do pantanal mato-grossense.

Desde que o vídeo foi divulgado nas redes sociais no dia 27 de março, iniciou-se o trabalho investigativo contando com o apoio da população, que enviou denúncias à Polícia Civil por meio do número 197. Na última sexta-feira (31/03), um homem foi preso por policiais militares do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), na Rodovia BR 070, por maus tratos de animais. Na ocasião, o suspeito transportava quatro cachorros da raça Americano que apresentavam sinais de maus tratos. Os cães eram semelhantes aos que aparecem no vídeo.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, ressaltou que as onças pintadas são uma espécie considerada patrimônio da fauna mato-grossense e estão ameaçadas de extinção. Este tipo de crime contra as onças tem que acabar, pois os animais fazem parte do bioma e são importantes para a vivência do meio ambiente, do ecossistema e da humanidade como um todo. “Atualmente existem muitas ONGs dedicadas à preservação das onças-pintadas e que apoiam o cuidado e a preservação desses animais em parceria com a sociedade. Logo não há necessidade de caça e matança do animal”, destacou a delegada.

As diligências continuam com o objetivo de reunir a materialidade do crime para que o responsável pelo delito seja devidamente punido. A Polícia Civil agradece o apoio da população, que colaborou com denúncias pelo número disque 197, cooperando muito com as investigações. O nome da Operação “Março Negro” faz referência ao mês em que a onça pintada teve seus filhotes decapitados pela mão humana.

 

 

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC