Polícia Civil de MT cumpriu 240 prisões contra foragidos da Justiça e mais de 4,7 mil precatórias

A Gerência de Polinter e Capturas da Polícia Civil de Mato Grosso (Gepol) cumpriu 240 mandados de prisão de procurados pela Justiça, em diversas cidades do Estado, e mais de 4,7 mil cartas precatórias ao longo de 2023.

As prisões por mandados de prisão ocorreram em quatro operações realizadas pelo Estado. Durante o ano passado foram cumpridos, também, mandados contra criminosos que estavam presos por outros delitos e prestes a ganhar a liberdade condicional, mas ainda tinham pendências com a justiça.

Em decorrências de inquéritos instaurados pela Polícia Civil, esses criminosos tiveram prisões decretadas por variados crimes, como roubo qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, latrocínio, homicídios tentados e consumados, crimes sexuais, entre outros.

A delegada titular da Gepol, Silvia Pauluzi de Siqueira, destaca que um dos trabalhos realizados pela Delegacia de Capturas é a busca por pessoas procuradas pela Justiça que foram condenadas ou tiveram mandado de prisão preventiva decretados no curso do processo.

“As equipes fazem os levantamentos com o intuito de identificar e localizar o paradeiro de foragidos da Justiça, que praticaram os mais variados crimes. Esses criminosos são alvos da Gepol, que trabalha incansavelmente para cumprimento da missão”, reforça a delegada.

Cartas precatórias

Além do cumprimento de mandados de foragidos, a Polinter tem entre suas atribuições o recebimento e cumprimento de cartas precatórias de unidades policiais de Mato Grosso e de outros estados do País. A carta precatória é um instrumento jurídico utilizado para efetuar diligências entre comarcas diferentes.

No ano passado, a Polinter cumpriu 4.798 precatórias. Dois mutirões foram realizados em Cuiabá, nos meses de julho e outubro, para reduzir o passivo de precatórias relacionadas a crimes de estelionato encaminhadas por outros estados.

No total, a unidade policial realizou, ainda, 3.260 oitivas e interrogatórios.

Operação Smash

Deflagrada pela Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), a operação resultou no cumprimento de 10 mandados de prisão contra detentos das penitenciárias de Mato Grosso. A operação contou com o apoio e empenho de servidores do Sistema Penitenciário e contribui para a efetiva aplicação da lei penal.

O cumprimento das ordens de prisão faz com que criminosos que tenham pendências com justiça e que já estejam cumprindo penas em unidades prisionais não recebam o benefício da liberdade condicional e se mantenham recolhidos à prisão.

Em uma das fases da Operação Smash (do inglês esmagar) foram cumpridos mandados nas unidades prisionais das cidades de Pontes Lacerda, Arenápolis, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Água Boa.

Outra fase concentrou o cumprimento de prisões no sul do Estado, em Rondonópolis e outras cinco cidades da região. Parte dos mandados foi cumprida na Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande) e na unidade prisional feminina; outros mandados foram de pessoas foragidas.

Além de Mato Grosso, a Polinter estendeu a operação Smash a outros estados, concentrando esforços no cumprimento de prisões em outras unidades da federação. Com apoio de unidades policiais de outros estados, a Polinter cumpriu prisões em Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC