Polícia Civil deflagra operação Fake News 3 para combater crimes de calúnia e desinformação

Na manhã desta terça-feira (06.02), a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), deflagrou a Operação Fake News 3. A ação visa cumprir ordens judiciais relacionadas a investigações que apuraram crimes de calúnia majorada, perseguição majorada e associação criminosa.

As investigações identificaram condutas reiteradas dos investigados, caracterizadas pela veiculação de informações sabidamente falsas em sites e grupos de aplicativos de mensagens. O objetivo era atingir a honra e imagem de autoridades públicas, configurando uma verdadeira indústria de desinformação.

Desde o ano de 2021, a DRCI instaurou diversos procedimentos policiais envolvendo os mesmos investigados, que se dedicavam a desabonar a imagem de agentes públicos e políticos por meio de informações falsas.

Um dos alvos já foi condenado pela 10ª Vara Criminal da Capital por crime contra a honra, com um senador da República como vítima. Durante as investigações iniciadas em 2021, dois dos investigados foram indiciados por crimes de calúnia e difamação majoradas, além de associação criminosa.

Nesta terceira fase da operação, as investigações tiveram início em setembro de 2023, envolvendo diligências investigativas e análises técnicas. Foram deferidos pela Justiça três mandados de busca e apreensão, cumpridos nesta terça-feira, juntamente com outras ordens judiciais relacionadas à investigação em andamento. A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate aos crimes cibernéticos e à disseminação de notícias falsas que visam prejudicar a reputação de autoridades e instituições.

Veja também

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC

Operação Policial desmantela ponto de tráfico de drogas na zona rural de Sorriso

Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra filha e enteada