Polícia Civil e parceiros atuam em operação de combate ao desmatamento ilegal no norte de MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e Gerência de Operações Especiais (GOE), em parceria com o Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar (BPPM) e Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), deflagrou na última sexta-feira (19.05), a operação “Guardiões do Bioma 2, com o objetivo de combater o desmatamento ilegal na região norte do estado.

Até o momento, em ação realizada no município de Nova Ubiratã, três pessoas foram autuadas por crime ambiental e apreendidos dois tratores que eram utilizados para prática de desmatamento ilegal, em áreas de preservação permanente, áreas embargadas e exercendo atividades sem licença do órgão estadual responsável.

O estado de Mato Grosso, atualmente, utiliza-se de sistemas capazes de identificar o local do desmatamento ilegal via satélite e por meio do sistema é possível monitorar e identificar o crime, efetuando uma ação de controle sob o dano ambiental ilegal.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, destacou que as operações de combate ao desmatamento ilegal são constantes e a delegacia especializa atua dentro da sua competência, com objetivo de combater a prática de crimes e a degradação ambiental, além da responsabilização penal dos envolvidos.

“Nesta operação temos como foco pessoas tentam por meio do desmatamento impedir a regeneração natural do solo, utilizando-se de queimadas ilegal, desmatamento em área de especial preservação e atividade potencialmente poluidora sem autorização do órgão responsável, causando sérios danos à sociedade mato-grossense”, disse a delegada.

Veja também

Sema apreende três máquinas e embarga garimpo ilegal em Peixoto de Azevedo

Governo monitora 31 municípios devido às chuvas intensas em Mato Grosso

NIF de Sorriso anuncia mutirão para fiscalizar terrenos sujos

Sema deflagra 298 operações e aplica R$ 1,6 bilhão em multas contra crimes ambientais em 2024

Programa Eco Sorriso avança em cobertura, mas busca maior engajamento da população

Sorriso: arquivo digital substitui papel no Calendário de Coleta de Resíduos de 2025