Polícia Civil investiga furto de celular funcional e edição de conversas usadas para acusações falsas

A Polícia Civil de Sorriso investiga o furto de um celular funcional usado para a divulgação de conversas editadas e manipuladas nas redes sociais, em uma tentativa de atribuir ilegalidades a servidores da instituição

Na tarde desta quinta-feira (04), a Polícia Judiciária Civil (PJC) foi surpreendida pela circulação, nas redes sociais, de prints de conversas envolvendo servidores da instituição. As publicações levantaram suspeitas após a equipe perceber que um celular funcional havia sido furtado, possibilitando o acesso indevido ao conteúdo.

Segundo a PJC, ao analisar a situação, os investigadores constataram que as conversas divulgadas estavam editadas e manipuladas, com trechos apagados ou reorganizados para induzir a interpretações falsas e tentar atribuir condutas ilícitas a policiais que atuam corretamente no dia a dia.

“Houve uma falha institucional de segurança ao permitir que um criminoso tivesse acesso ao aparelho. O alto escalão do crime organizado montou um grupo, com auxílio de um advogado, para editar essas conversas e produzir esse material covarde”, destacou a corporação.

A Polícia Civil informou ainda que alguns jornalistas estariam sendo ameaçados para publicar esse conteúdo adulterado. Por isso, a instituição decidiu divulgar voluntariamente as conversas originais, acompanhadas das versões editadas, o que deverá ocorrer oportunamente, para demonstrar a manipulação e evitar maiores prejuízos à imagem da corporação.

“Estamos à disposição para todos os esclarecimentos. Queremos que a verdade prevaleça. Já temos suspeitos do furto e estamos realizando diligências para recuperar o aparelho”, afirmou a direção da PJC.

A Corregedoria e o Ministério Público já foram oficialmente comunicados sobre o caso.

A corporação ressaltou que, apesar de o grupo de mensagens ter caráter descontraído, eventualmente eram tratados assuntos de trabalho que não deveriam chegar ao conhecimento de criminosos. “A principal lição é reforçar a segurança institucional. Precisamos avançar muito nesse ponto.”

Veja também

Criança fica ferida ao explodir bombinha no bairro Vila Bela; Bombeiros alertam para riscos

Prefeitura de Sorriso entra em recesso a partir de 15 de dezembro

120 autoridades civis e militares são homenageadas com a medalha 190 Anos da Polícia Militar

NIF realiza operação orientativa para liberar calçadas na Zona Leste de Sorriso

Governo do Estado lança Guia de Integridade para fornecedores e prestadores de serviço

Famílias do projeto Mãezinha do Céu participam de clipe musical e recebem ceia de Natal antecipada