Polícia Civil lança Operação Shamar para intensificar ações de combate à violência doméstica em MT

A Polícia Civil de Mato Grosso lançou, nesta quarta-feira (07.08), a Operação Shamar para intensificar o enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher durante o mês de agosto.

A operação tem por finalidade prevenir crimes de descumprimento de medidas protetivas, de perseguição, de violência psicológica e de feminicídio, além de desenvolver ações preventivas, como palestras, rodas de conversa e entre outras atividades sociais.

A ação policial ocorre em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Em Mato Grosso, as palestras serão ministradas tanto pela Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, quanto pelas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher dos municípios e pelos 21 Núcleos de Atendimento à Vitimas de Violência Doméstica, que estão instalados nas unidades policiais.

As ações preventivas contemplarão as cidades de Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Primavere do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande e outros municípios.

As atividades serão desenvolvidas em escolas, faculdades e círculos de mulheres acompanhadas pelos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS) para atender público variado e o maior número possível de pessoas que possam disseminar as informações com intuito de mudar a cultura do machismo.

A Polícia Civil também intensificará ações repressivas ao cumprir mais mandados de busca e apreensão, prisões preventivas, prisões em flagrantes e conclusões de inquéritos policial contra agressores. O objetivo é dar uma resposta a sociedade.

Agosto Lilás – Passeio Motociclismo

Também será realizado por intermédio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, o ato de motociclismo no dia 18 de agosto (domingo).

A concentração iniciará às 06 horas, na DEDM de Cuiabá, localizada na avenida Carmindo de Campos. A largada será às 07 horas e irá até a cidade de Chapada dos Guimarães (67 km ao note de Cuiabá).

O passeio busca conscientizar a população a respeito dessa forma de crime contra mulheres e outras pessoas em situação de vulnerabilidade.

Operação Shamar

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar será realizado durante todo o mês de agosto e conta com a adesão dos 26 estados e do Distrito Federal. O objetivo principal é intensificar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio no Brasil. Shamar é uma palavra hebraica e significa cuidar, aguardar, proteger, vigiar.

Veja também

Produtores rurais de Sorriso são destaque em concurso estadual de derivados do leite

Secretário de Segurança de Sorriso fala sobre preparativos para as eleições

Veículo é interceptado pela PRF com R$ 300 mil em espécie durante fiscalização em Sorriso

Sorriso: acidente entre motocicleta e bicicleta na Av. Brasil deixa ciclista ferido

Dois são presos por crime de tortura e tentativa de homicídio em Cocalinho

Polícia Federal realiza busca em comitê de campanha em Sinop e flagra crime eleitoral