Polícia Civil prende três criminosos, recupera veículo e apreende arsenal usado para crimes

Três criminosos foram presos e uma camionete recuperada pela Polícia Civil, na quinta-feira (06.07), no município de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), após investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) de Cuiabá.

A ação deflagrada com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, resultou na apreensão de um arsenal, contendo muitas munições de diferentes calibres, arma de fogo, aparelho utilizado para bloquear rastreadores, celulares, fertilizantes, entre outros produtos.

As diligências iniciaram na Derfva após uma camionete Toyota Hilux ser furtada no dia 31 de maio, na Capital. Durante a apuração, foi descoberto que o veículo estava na região norte do estado e as informações foram repassadas à equipe da Derf de Sinop.

Diante dos fatos, os policiais civis da DERF Sinop foram até o endereço indicado pela Derfva, no bairro Jardim Portinari, onde localizaram a camionete Hilux furtada, já com a placa adulterada. No local, os três suspeitos, um deles foragido da Justiça, foram surpreendidos em flagrante.

No interior da residência foram encontrados diversos itens relacionados a atividades criminosas. Em um dos quartos, havia 36 munições calibre 380; 41 munições calibre 9 milímetros; uma munição de calibre 38; uma arma de fogo (pistola Glock de calibre 9 milímetros); quatro carregadores, sendo três deles com capacidade para 30 munições e um com capacidade para 16 munições, além de 15 rádios comunicadores e cinco galões de veneno  (produtos fertilizantes).

Dentre os materiais apreendidos, havia um aparelho conhecido como “Jammer”, utilizado para rastrear e bloquear rastreadores, sendo 13 deles com base carregadora. O arsenal encontrado incluiu ainda jaqueta camuflada, jaqueta preta com capuz, par de luvas pretas, balaclava e um coldre com cinto. Também foram apreendidos relógios, celulares, lanternas, chaves veiculares e um controle de portão que estava sendo utilizado como chave do veículo Hilux.

Foram encontradas várias caixas de venenos vazias, com um nome descrito nelas e, após consulta, verificado que os produtos eram oriundos de um roubo ocorrido em 27 de junho de 2023, na cidade de Marcelândia.

Em checagem foi verificado que três suspeitos possuem antecedentes criminais e um deles informou nome falso. No entanto, foi descoberta sua verdadeira identificação, bem como constatado mandado de prisão em aberto em aberto.

Os três envolvidos foram encaminhados até a Derf de Sinop, interrogados e autuados pelos crimes de recepção, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito ou proibido, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, associação criminosa e falsa identidade. Em desfavor de um dos suspeitos foi cumprida a ordem judicial de prisão.

Conforme o delegado titular da Derfva, Diego Alex Martimiano, o trabalho em conjunto demonstra a importância da integração entre as delegacias especializadas visando o combate aos roubos e furtos de veículos, e outros crimes.

“Esse resultado significativo fortalece e contribui para a segurança da população e a redução da criminalidade. As investigações continuam a fim de identificar possíveis conexões desses indivíduos com outros delitos”, destacou o delegado da Derfva.

Veja também

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Mulher é encontrada morta em apartamento no Bairro Santa Isabel, em Cuiabá

Operação Policial resulta na prisão de suspeito com mandado em aberto no bairro Novos Campos

Investigação revela falta de registro das armas utilizadas em homicídio em Peixoto de Azevedo

Grupo criminoso é preso em flagrante adulterando carga de 50 t de farelo de soja que iria para porto em SC