Polícia Civil recebe etapa da capacitação sobre Recuperação de Ativos e Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

O programa visa promover a integração entre as instituições, bem como o intercâmbio de conhecimentos e expertises entre os profissionais e seus respectivos órgãos

A Polícia Civil sedia, entre os dias 10 e 11 de dezembro, a etapa do “Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para Recuperação de Ativos e Combate à corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD)”, direcionado a 90 agentes públicos das áreas de justiça e segurança pública. A solenidade de abertura aconteceu nesta quarta-feira (10.12), no auditório do Detran, em Cuiabá.

Organizado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), o programa surgiu em cumprimento ao objetivo de criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos e orientar a sociedade sobre as temáticas corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. Nesta etapa, em Mato Grosso, o evento conta com o apoio da Diretoria de Inteligência, em conjunto com a Academia de Polícia Civil (Acadepol).

Além disso, as capacitações e treinamentos visam promover a integração entre as instituições, bem como o intercâmbio de conhecimentos e expertises entre os profissionais e seus respectivos órgãos.

“Esse programa é importante, pois possibilita que os profissionais que estão na ponta possam discutir sobre os problemas relacionados à corrupção, lavagem de dinheiro e o crime organizado; e buscar soluções por meio de métodos e boas práticas para operacionalizar ações capazes de combater esses crimes”, disse coordenador-geral de articulação institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Bernardo Mota.

Representando a Diretoria da Polícia Civil, o delegado e coordenador da Academia de Polícia, Fausto Freitas, destacou sobre a importância de sediar uma etapa do programa. “Essa capacitação é muito importante no combate às facções criminosas. Proporcionar esse treinamento aos nossos policiais sobre essa temática, sobre esse assunto que, sendo bem trabalhado, contribui fortemente para a credibilidade e valorização da nossa instituição junto à sociedade”, destacou Fausto.

O secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Segurança Pública, coronel PM Fernando Augustinho, também salientou sobre a importância social da capacitação. “Quando a Polícia Civil envereda para a qualificação, para as investigações qualificadas, frente a essas organizações criminosas, o impacto é muito maior no combate ao crime”, enfatizou o coronel.

 

Veja também

Dois são presos em Boa Esperança comercializando entorpecentes

Governador anuncia delegada para chefiar Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Tráfico de drogas é desarticulado em kitnet no bairro Rota do Sol; suspeito seria “disciplina” de facção criminosa

Polícia Civil cumpre 21 mandados com foco na desarticulação de célula de facção criminosa no interior de MT

Foragido do maranhão, suspeito de estupro de vulnerável é preso em Sorriso

PM de Nova Ubiratã age rápido, prende suspeito e recupera bens após roubo violento em propriedade rural