Polícia Federal deflagra em Mato Grosso operação para combater garimpo ilegal

A Polícia Federal deflagrou, hoje, a operação Alfeu VI que visa dar cumprimento à decisão judicial que determina a desocupação da área atingida por garimpeiros, bem como apreensão de maquinários e utensílios que são utilizados na atividade de garimpagem ilegal. A atuação é entre os municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Conjuntamente ao Exército Brasileiro, em continuidade aos trabalhos planejados para serem realizados na operação Ágata, irão atuar em conjunto com a PF, Funai e Força Nacional na terra indígena Sararé. O objetivo principal da ação conjunta é a otimização da utilização dos escassos recursos públicos direcionados para alcance dos melhores resultados possíveis e consequentemente retorno da paz social na região.

Assim, incialmente serão realizadas buscas por instrumentos e maquinários utilizados pelos criminosos. Caso sejam encontradas máquinas em boas condições e que sejam passíveis de serem retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada.

No segundo momento será realizada a destruição, bem como a inutilização de bens sem valor monetário expressivo ou de difícil/impossível remoção que forem encontrados em toda a extensão da terra indígena.

Após o encerramento das atividades em campo as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e descapitalizar toda organização criminosa que ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região e poluem os rios que abastecem os Municípios, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

Veja também

Fadiga dos pilotos pode ter contribuído para queda de avião da Voepass em 2024, aponta MTE

Desemprego recua para 5,6%, menor taxa desde 2012, mostra IBGE

Bombeiros militares localizam corpo de homem de 43 anos que se afogou no Rio São Lourenço

Governo de MT entrega 256 apartamentos do programa SER Família Habitação em Nova Mutum

Sorriso se torna polo do programa Padaria Artesanal

Novo portal permite consulta a decisões do INSS e facilita contestação