Polícia Federal deflagra em Mato Grosso operação para combater garimpo ilegal

A Polícia Federal deflagrou, hoje, a operação Alfeu VI que visa dar cumprimento à decisão judicial que determina a desocupação da área atingida por garimpeiros, bem como apreensão de maquinários e utensílios que são utilizados na atividade de garimpagem ilegal. A atuação é entre os municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Conjuntamente ao Exército Brasileiro, em continuidade aos trabalhos planejados para serem realizados na operação Ágata, irão atuar em conjunto com a PF, Funai e Força Nacional na terra indígena Sararé. O objetivo principal da ação conjunta é a otimização da utilização dos escassos recursos públicos direcionados para alcance dos melhores resultados possíveis e consequentemente retorno da paz social na região.

Assim, incialmente serão realizadas buscas por instrumentos e maquinários utilizados pelos criminosos. Caso sejam encontradas máquinas em boas condições e que sejam passíveis de serem retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada.

No segundo momento será realizada a destruição, bem como a inutilização de bens sem valor monetário expressivo ou de difícil/impossível remoção que forem encontrados em toda a extensão da terra indígena.

Após o encerramento das atividades em campo as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e descapitalizar toda organização criminosa que ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região e poluem os rios que abastecem os Municípios, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.

Veja também

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde

Sorriso: termina domingo (21) o prazo para emitir boleto do IPTU e concorrer a prêmios

Promotoria de Justiça de Sorriso exige reforma estrutural nas unidades de saúde

Bombeiros são acionados após trabalhador de obra sofrer acidente