Polícia Federal deflagra segunda fase da operação Kátharos em Rondonópolis

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (12-07) a segunda fase da operação Kátharos, com o objetivo de combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos contendo sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência, resultando na apreensão de oito celulares, dois notebooks e um HD.

De acordo com as investigações conduzidas pela PF, mais de 900 arquivos foram identificados até o momento, todos armazenados em servidores remotos, contendo cenas de exploração sexual, possivelmente envolvendo crianças. As conexões utilizadas para acessar esses servidores foram rastreadas, permitindo a identificação dos usuários. Essa descoberta possibilitou a representação pela busca e apreensão de repositórios de informações registrados no endereço cadastrado, nos quais foram encontrados registros de armazenamento de arquivos dessa natureza.

A operação recebeu o nome de Kátharos, que em grego significa “puro”, em alusão à atuação da Polícia Federal no combate aos crimes que mancham a pureza da infância. A ação busca não apenas punir os envolvidos, mas também conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e preservar os direitos das crianças e adolescentes.

A PF ressalta a gravidade desses crimes e reforça seu compromisso em combater incansavelmente qualquer forma de exploração sexual infantil. A operação Kátharos representa mais um passo importante no enfrentamento desses delitos, visando responsabilizar os envolvidos e garantir a segurança das vítimas.

As investigações continuam em andamento, e novas fases da operação Kátharos não estão descartadas. A PF solicita à população que denuncie qualquer atividade suspeita relacionada à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do Disque 100 ou do e-mail denuncia@pf.gov.br, assegurando o anonimato dos informantes.

Veja também

Apreensões de droga aumentaram 646% em dez anos em Mato Grosso

Polícia Civil incinera 150 quilos de drogas apreendidas em Lucas do Rio Verde

Operação Efeito Cascata: Polícia Civil mira rede de tráfico e homicídios em Nova Mutum

Secretaria de Justiça realiza 405 operações e retira 2.387 celulares de unidades do Sistema Penitenciário estadual

Colegas encontram homem morto dentro de residência em Sorriso

Polícia Civil cumpre 21 prisões de faccionados que atuavam na expansão da organização criminosa em Sorriso e região