Polícia Federal desarticula exploração ilegal de ouro em garimpos de MT

Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Via Áurea, que tem como objetivo cumprir 11 ordens judiciais contra uma organização criminosa, formada por pessoas e grupo de empresas, que atuam na compra de ouro extraído de garimpos ilegais em Mato Grosso. Foi autorizado ainda o bloqueio de R$ 9.6 milhões dos investigados.

De acordo com as informações, são 10 mandados de busca e apreensão, além de um de prisão sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, além das cidades de São José do Rio Preto e Catanduvas, em São Paulo.

A identidade dos alvos não foi revelada, mas sabe-se até o momento que a Justiça Federal ordenou o bloqueio de todos os veículos em nome dos investigados, além de valores que somam uma quantia de R$ 9.613.265,42.

Divulgação/PF

Operação Via Áurea - PF

Investigação

Segundo os policiais, a investigação começou quando a equipe apreendeu uma quantidade de 1.690 gramas de ouro, sem nova fiscal ou documento. Na ação, uma pessoa foi presa em flagrante pelo delito de transportar bem da União.

O ouro saiu de Pontes e Lacerda e tinha Cuiabá como destino final. Consta que o minério é extraído dos garimpos de terras indígenas existentes na região de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Lacerda.

Com base na prisão, foram identificados os demais integrantes do grupo criminoso, que de fato, financiavam a exploração ilegal e ainda causavam danos ao meio ambiente. Agora, com a nova prisão e apreensão de documentos e outros, a PF quer identificar novos envolvimentos e descapitalizar toda a organização criminosa.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal