Polícia Federal e CGU fazem operação em Mato Grosso para combater fraude em licitações

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União deflagrou, esta manhã, operação Scorpiones para desarticular esquema voltado à prática de crimes contra a administração pública, por meio da fraude em processos licitatórios realizados pela prefeitura de Jangada (75 quilômetros de Cuiabá). São 9 mandados de buscas e apreensões, expedidos pelo juiz da 5ª Vara Federal de Cuiabá e também são cumpridas na capital.

A justiça determinou ainda bloqueio de valores nas contas dos investigados, sequestro de bens, bloqueio de previdência privada, além do afastamento de um servidor público de suas funções.

As investigações começaram a partir de notícia-crime recebida pela Polícia Federal acerca da existência de esquema de fraudes em licitações em obras públicas realizadas entre 2018  e ano passado, com o envolvimento de agentes públicos municipais e empresários. Após a análise dos processos de licitação, foram identificadas irregularidades e fraudes, com o objetivo de favorecer indevidamente empresa que jamais havia executado obra pública, além de ter sido constatada a realização de obras para a satisfação de interesses particulares.

Dentre as irregularidades destacam-se o direcionamento de licitações de obras para empresa em nome de pessoas interpostas, sem capacidade técnica-operacional e vinculada a agente público municipal, e a execução de obras de infraestrutura básica em loteamento de caráter privado, culminando na valorização de 359 lotes pertencentes à ex-secretária municipal de Finanças.  Conforme os auditores da CGU o prejuízo efetivo aos cofres públicos, com essas ações passou de R$ 1,7 milhão.

Ao longo das investigações também foi constatado que durante os anos de 2017 a 2020 foram efetuados saques de mais de R$ 2,1 milhões diretamente da conta da prefeitura de Jangada, prática que dificulta a identificação dos seus destinatários.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região