Polícia Federal realiza operação nacional para capturar foragidos da Lesa Pátria

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6/6) uma operação de grande escala com o objetivo de capturar foragidos envolvidos na Lesa Pátria. A ação cumpre mandados de prisão preventiva emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 18 estados e no Distrito Federal, visando a captura de investigados e condenados relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023.

Desde seu início, a Operação Lesa Pátria já está em sua 27ª fase e resultou na prisão de centenas de indivíduos, incluindo vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes cometidos no início do ano passado. Entre os réus, mais de duzentos deliberadamente descumpriram medidas cautelares judiciais ou fugiram para outros países, tentando escapar da aplicação da lei penal.

Até o momento, a operação resultou na prisão de 48 pessoas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no Distrito Federal. A Polícia Federal continua realizando diligências para localizar e capturar outros 160 condenados ou investigados que permanecem foragidos.

Os crimes sob investigação incluem, em tese, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações seguem em curso e a Operação Lesa Pátria permanece ativa, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Veja também

Programa “A Voz do Povo” recebe responsáveis pela coleta de resíduos em Sorriso

Comunidade Santa Luzia realiza tradicional Jantar Italiano neste sábado em Sorriso

Apreensões de droga aumentaram 646% em dez anos em Mato Grosso

Polícia Civil incinera 150 quilos de drogas apreendidas em Lucas do Rio Verde

Obras de pavimentação são iniciadas na Linha Norte, em Sorriso

Carreta tomba em cruzamento da Avenida Blumenau com MT-560 em Sorriso