Polícia Militar apreende 600 kg de drogas e conduz mais de 2 mil suspeitos durante operação

A Operação Final de Ano, conduzida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) entre 1º de dezembro de 2023 e 1º de janeiro deste ano, revelou números significativos no combate ao crime no estado. De acordo com a Superintendência de Planejamento Operacional e Estatístico da PMMT, mais de 600 quilos de entorpecentes foram apreendidos e 2.058 pessoas foram conduzidas às delegacias em todo o estado.

Durante o período da operação, foram registrados mais de 4 mil boletins de ocorrência, resultando na prisão em flagrante de 733 suspeitos. Além disso, 160 criminosos procurados pela Justiça com mandados de prisão em aberto foram localizados e detidos pela PM.

No que diz respeito ao tráfico e uso ilícito de entorpecentes, foram realizados 449 registros de ocorrências, culminando na apreensão de mais de 600 quilos de drogas. Um dos destaques foi a ação do 9º Batalhão de PM, que, em 26 de dezembro, apreendeu cerca de 400 quilos de pasta base de cocaína escondidos em uma carreta em Cuiabá.

Na capital, equipes da Força Tática do 1º Comando Regional também se destacaram ao apreenderem mais de 150 quilos de maconha distribuídos por diversos pontos da cidade em 6 de dezembro. Quatro membros de uma organização criminosa foram presos em flagrante nessa operação.

Ao longo da operação, a PM retirou de circulação 126 armas de fogo, apreendeu 16 simulacros e recuperou 74 veículos, incluindo automóveis e motocicletas.

A Operação Final de Ano concentrou-se em intensificar o policiamento em áreas de comércio, rodovias, bairros e locais de grande aglomeração de pessoas, visando garantir a ordem pública e a segurança durante o período festivo de fim de ano. Mais de 1,5 mil policiais, incluindo alunos do Curso de Formação de Soldados, foram destacados diariamente, abrangendo todos os 15 Comandos Regionais.

O coronel Alexandre Corrêa Mendes, comandante-geral da PMMT, destacou a importância da operação na manutenção da ordem pública e na sensação de segurança para a população. Ele ressaltou que a presença ostensiva da Polícia Militar nas ruas contribuiu para inibir práticas criminosas, garantindo que a população pudesse realizar suas atividades cotidianas sem problemas.

Além dos batalhões de área, unidades especiais como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Policiamento Montado (Cavalaria) e Proteção Ambiental (BPMPA) reforçaram os efetivos de rua, assegurando o sucesso da operação.

Veja também

Sorriso: Polícia Militar prende homem que esfaqueou o cunhado

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação