PRF resgata 320 aves silvestres em situação degradante durante fiscalização em Sorriso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma importante operação de fiscalização na BR 163, na cidade de Sorriso na tarde da última quinta-feira (31), que resultou no resgate de 320 aves silvestres em condições deploráveis de transporte. O condutor do veículo de passeio que transportava os animais foi preso em flagrante por crime ambiental.

Durante a abordagem, os agentes da PRF deram ordem de parada a um veículo de passeio e, ao inspecioná-lo, observaram a presença de quatro gaiolas de pássaros nos bancos traseiros. Diante dessa suspeita, os policiais decidiram prosseguir com uma busca minuciosa do veículo. Foi então que descobriram outras quatro gaiolas no porta-malas, todas elas contendo aves silvestres, aparentemente da espécie Canário Venezuelano, em situação degradante.

Preocupados com o bem-estar das aves, a equipe da PRF prontamente acionou a Secretaria Municipal de Agricultura Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (SAMATEC) de Sorriso. O órgão ambiental foi responsável por prestar os cuidados necessários e garantir o devido encaminhamento dos animais para um local adequado.

De acordo com informações obtidas com o motorista do veículo, os pássaros estavam sendo transportados com destino a São Paulo-SP, onde seriam comercializados. No entanto, não havia qualquer tipo de documentação legal que autorizasse o transporte desses animais silvestres.

O motorista foi preso em flagrante pela PRF e encaminhado à Polícia Judiciária. Ele será indiciado, a princípio, por reincidência na conduta do artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, que versa sobre “guardar e transportar animais silvestres sem licença ou autorização da autoridade competente”. Além disso, também será enquadrado no Art. 32 da mesma lei, que aborda a prática de “ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.

O resgate dessas aves representa uma importante ação no combate ao tráfico de animais silvestres e à exploração ilegal da fauna brasileira. As autoridades locais e a PRF reforçam seu compromisso com a preservação da vida selvagem e a proteção dos animais em risco, enquanto buscam garantir que os responsáveis por tais crimes ambientais sejam devidamente responsabilizados perante a lei.

Veja também

Soldado do Exército Brasileiro é preso transportando mais de 20 quilos de drogas na fronteira Brasil/Bolívia

Polícia Militar reúne mais de cinco mil competidores na 8ª Corrida do Bope

Aparelho de som é apreendido e duas mulheres são detidas após perturbação do sossego e injúria racial

Rotam prende homem com espingarda após ele ameaçar comunidade

Usuário e traficante são detidos pela Rotam em Sorriso

Homem é baleado no Jardim Carolina e é socorrido ao Hospital Regional de Sorriso