Policiais resgatam criança que estava sendo torturada em Sorriso; mãe é presa e padrasto é procurado

Policiais militares, em apoio ao Conselho Tutelar resgataram em um estabelecimento comercial, no centro de Sorriso, uma menina de seis anos, vítima de tortura. O principal suspeito de cometer o crime é um homem de 31 anos, que é padrasto da criança e está foragido. A mãe, uma mulher de 21 anos, acabou sendo presa.

Após receberem a denúncia do Conselho Tutelar, os policiais foram até o estabelecimento localizado na avenida Brescansin. No local, o suspeito tentou impedir a entrada dos militares e, ao não conseguir, acabou fugindo pela avenida, sentido a uma área verde. No interior da loja, os PMs notaram que a mãe havia trancado a criança dentro de um banheiro. Segundo eles, o intuito da jovem era esconder a menina.

De acordo com o registro feito no boletim de ocorrência, a criança foi localizada sentada no vaso sanitário, com a cabeça baixa e com sangramento nas mãos, além de lesões corporais “cortantes” e hematomas por todo o corpo. A menina também estava em estado febril e apresentava quadro de desnutrição. Ela foi encaminhada para atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Já a mãe foi levada para a delegacia. Conforme o delegado Márcio Portela, inicialmente, a acusada confessou aos policiais militares que o padrasto havia agredido a criança. Posteriormente, na delegacia, mudou de versão e disse que a filha costumava se machucar sozinha, já que é deficiente visual.

“A mãe está presa e vai passar por audiência de custódia, na qual será apreciada a questão da manutenção ou não da prisão. Ela vai responder pelo crime de tortura. A Polícia Civil entende, por todos os elementos colhidos até agora, que houve efetivamente um intenso sofrimento físico e mental contra a criança, perpetrado pelo padrasto e com a conivência da mãe”, afirmou o delegado.

Segundo Portela, o acusado já tem “um histórico de violência doméstica”. De acordo com o delegado, a própria mãe da criança já havia pedido medidas protetivas contra o suspeito. “Ele responde a inquérito policial por crimes previstos na lei Maria da Penha. A gente não sabe se essas medidas protetivas estavam em vigor ou não”, comentou.

A partir de agora, a criança deverá ser acompanhada pelo Conselho Tutelar e a Justiça definirá sobre a guarda dela. Segundo o delegado, o pai biológico, que chegou a denunciar as agressões, poderá ficar com a guarda da criança. “Em relação ao futuro dela, existe a possibilidade de ir para o abrigo, ou para a guarda do pai biológico ou de algum parente. Isso será determinado pelo juiz”.

Portela explicou ainda que há suspeita de que a criança já estivesse sendo agredida há algum tempo. “Pelas lesões da criança, algumas são recentes, inclusive do dia do fato, e algumas mais antigas. É um trauma que, provavelmente, vai persistir. No que depender da polícia e do poder judiciário, será feito todo um acompanhamento. O município possui assistentes sociais e psicólogos que, com certeza, irão acompanhar o caso, como forma de minimizar os traumas ocasionados pelo crime”.

Veja também

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal

Projeto Mãos e Obras do Instituto Aegea chega pela primeira vez em Sorriso

Justiça Federal: inauguração de Ponto de Inclusão Digital em Sorriso amplia acesso à justiça na região