Politec inicia formação de 57 novos servidores nesta segunda-feira (03)

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) inicia, nesta segunda-feira (03.06), às 14h, o curso de formação técnico profissional de 57 servidores de carreira empossados pelo Governo de Mato Grosso. Foram convocados para a formação peritos oficiais criminais, peritos oficiais médico legistas, papiloscopistas e técnicos em necropsia.

A aula inaugural será realizada no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT).

O treinamento tem a finalidade de preparar os novos servidores para atuarem na Politec, conforme atribuições de cada cargo e legislações pertinentes, abordando temas referentes ao conhecimento da visão organizacional, missão e perfil da instituição.

A formação profissional acontecerá nas dependências da academia de Polícia Judiciária Civil (Acadepol) e unidades metropolitanas da Politec, com duração de 180 horas para o cargo de papiloscopista; 180 horas para técnicos em necropsia; 180 horas para perito oficial médico legista e 416 horas para perito oficial criminal.

Durante o período, serão ministrados conteúdos por servidores de carreira da Politec e de demais forças de segurança visando o desenvolvimento profissional e a formação técnico-científica dos participantes.

Conforme a coordenadora de formação profissional da Politec, Alessandra Paiva Puertas, o curso foi formatado com o objetivo de capacitar e orientar os novos servidores no que tange à prestação do serviço público. “Aborda inicialmente questões em relação às Legislações, direitos e deveres dos servidores públicos, funcionamento da Politec, softwares e portais de uso do servidor, ética pública e outros. Em seguida aborda as questões técnicas específicas das carreiras fornecendo subsídios para a realização dos serviços com eficiência e eficácia”, destacou.

Os servidores serão lotados em Alta Floresta, Confresa, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Guarantã do Norte, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Juína, Água Boa, Rondonópolis e Primavera do Leste.

A convocação dos servidores para a capacitação inicial, bem como regimento interno e o cronograma de realização do curso, foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (29.05).

Os servidores das carreiras de papiloscopistas e técnicos em necropsia faziam parte do cadastro de reserva do concurso realizado em 2017, e os peritos oficiais criminais e médico legistas, do concurso realizado em 2022. Eles foram nomeados nos dias 18, 24 e 29 de abril e 23 de maio.

Veja também

Ex-companheiro é preso após tentativa de feminicídio no bairro União

Casal é preso na Avenida Porto Alegre após furtar produtos de três lojas

Operação Tolerância Zero resulta em prisão e apreensão de armas e drogas em Sorriso

Vigia Mais MT auxilia na prisão de 158 procurados da Justiça em Mato Grosso

Senado aprova redução da pena de condenados em trama golpista

Homem tenta mantar esposa com golpes de tesoura