Polos culturais de Sorriso passarão a contar com gelotecas

Visando incentivar a leitura na cidade, todos os polos culturais do município vão passar a contar com “gelotecas”, geladeiras descartadas que, após passarem por um tratamento especial, deixam de ir para o lixo e passam a armazenar histórias que reforçam gratuitamente o hábito da leitura em sorrisenses de todas as idades.

A distribuição das gelotecas está sendo realizada pela BPW Sorriso, a unidade sorrisense da rede internacional de mulheres. Quem quiser contribuir com a iniciativa por meio da doação de livros pode levar os exemplares na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), localizada na Rua Tenente Lira, 230, Centro-Norte.

Além de atender os polos onde são ministradas as aulas de música, dança, teatro e pintura, a ação também se estende a outros locais. A primeira geloteca foi instalada no polo cultural do Centro de Eventos Ari José Riedi, e uma segunda unidade deve passar, em breve, a compor a paisagem do Parque Ecológico Claudino Francio.

A ideia é simples: pegar um livro, degustar a leitura e devolver o exemplar. Pode ser na mesma geloteca onde ele foi pego ou em outra. A iniciativa tem também um cunho sustentável, uma vez que utiliza geladeiras descartadas para a criação de bibliotecas, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Estamos muito felizes por sermos contemplados com esse projeto, que vai reforçar, principalmente entre as crianças e adolescentes que participam de nossas oficinas culturais, a importância da leitura como ferramenta de educação, inclusão e diversão”, destaca a secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Marisa Netto.

A BPW é uma Organização Não Governamental (ONG) de utilidade pública, sem fins lucrativos, sem finalidade política partidária e não assistencial. Tem como objetivo a promoção de melhores condições para a participação feminina nos setores produtivos e nos diversos espaços de poder. Realiza projetos que fomentam o empreendedorismo e a capacitação de líderes para melhorar a qualidade de vida de mulheres e meninas em todo o mundo.

Veja também

Sicredi Celeiro MT/RR promove Programas de Educação para fortalecer a comunidade  

Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso

Operação Lei Seca em Sorriso prende dois motoristas por embriaguez

Alei Fernandes anuncia criação da Secretaria da Mulher e da Vulnerabilidade em Sorriso

Cavalaria da PM prende homem que tentou esconder entorpecentes durante abordagem

Ação integrada tira de circulação entorpecentes e prende mulher no São José 2