População aprova mudança no viaduto na Avenida Ademar Raiter

Após o aval da ANTT, a alteração deve ser efetuada em até 90 dias

Diálogo. Na noite de ontem (11), na Escola Municipal Valter Leite, a Administração Municipal de Sorriso promoveu uma audiência pública para apresentar o estudo de alteração do fluxo do trânsito no viaduto da Avenida Ademar Raiter, para que volte a funcionar em mão dupla no perímetro urbano da BR – 163.

Na oportunidade, os presentes puderam avaliar a proposta elaborada pela concessionária Rota do Oeste, que contratou a empresa FRATAR, especializada em engenharia de tráfego, para projetar esta mudança frente ao atual cenário e aplicar a microssimulação para verificar sua viabilidade. De acordo com o projeto, a mudança não deve causar engarrafamentos ou dificultar o tráfego no local, que consiste, basicamente, na alteração de sentido debaixo do viaduto e em um pequeno trecho entre as ruas Palmares e Tangará.

“A solicitação para que este trecho voltasse a ser em mão dupla partiu da própria população, que, mobilizada e organizada no Movimento Trânsito Livre, buscou apoio da Câmara de Vereadores e, para que a proposta pudesse ser avaliada por todas as esferas envolvidas neste processo de mudança, entendemos que a melhor maneira era buscar o referencial técnico necessário e, novamente, ouvir a população, que, em maioria aprovou a mão dupla no viaduto”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Com o “sim” da maioria dos presentes à reunião, o próximo passo agora é a Rota do Oeste encaminhar a solicitação de alteração, bem como todos os estudos, para avaliação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Sendo positivo o parecer da ANTT, a implantação da mudança deve ser efetuada em até de 90 dias.

Além do prefeito, outros representantes da Administração Municipal também participaram da audiência: a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro; o vice-prefeito, Gerson Bicego; o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura; o secretário da Cidade, Ednilson Lima de Oliveira; e o secretário de Governo, Marlon Zanella.

A concessionária Rota do Oeste foi representada pelo gerente de Engenharia, Vitor Lima; e pelo diretor de Comunicação e Relações Institucionais, Roberto Madureira. O presidente da Câmara de Vereadores, Claudio Oliveira, os vereadores Leandro Damiani, Silvana Perin Faccio e Dirceu Zanatta também acompanharam a apresentação do projeto, assim como o chefe da 6.ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Leonardo Ramos; o gerente do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Flávio Ramalho e o capitão Victor Hugo Cabelho, representando o 12º Batalhão da Policia Militar em Sorriso.

Veja também

Identificadas as vítimas de acidente fatal em Nova Mutum

Operação Lei Seca realizada na avenida Claudino Frâncio em Sorriso resulta em multas e prisões

Acidente na BR-163, que resultou na morte de idosa pode ter bebida alcoólica entre as causas

Acidente no cruzamento da Brescansin com Blumenau deixa adolescente gravemente ferido

Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran) Mato Grosso 2024 abre inscrições

Idosa que estava em veículo que captou na BR-163 em Sorriso morre no hospital