Pouca chuva pode impactar esta safra

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o Boletim de Monitoramento Agrícola que mostra como a evolução das chuvas está afetando o desenvolvimento das lavouras nesta safra e monitora a safra de grãos nas principais regiões produtoras do país. O período em questão vai de 1º a 15 de novembro.

De acordo com a publicação as chuvas durante a primeira quinzena de novembro foram irregulares e mal distribuídas na maior parte da região Centro-Sul do país, e causaram impactos no desenvolvimento das lavouras. No Rio Grande do Sul, praticamente não houve precipitações no período do monitoramento. Por outro lado o baixo volume de precipitações favoreceu o avanço da maturação e a colheita do trigo nos três estados do Sul. No entanto, tem afetado a evolução da semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão.

Já no Centro-Oeste os gráficos apontam um atraso na semeadura dos cultivos de verão. As curvas de evolução do Índice da safra atual estão abaixo da média histórica e da safra passada. Nesta região, somente o estado de Goiás recebeu volumes significativos de chuvas, o que também ocorreu com Minas Gerais, na região Sudeste.

Na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o índice encontra-se próximo ou acima da média, com maiores volumes de chuva do que o Centro-Sul do país. O volume foi abundante nos cinco primeiros dias do mês.

Mesmo em situação de déficit hídrico em estados como Mato Grosso do Sul e São Paulo, a condição das lavouras é no geral satisfatória, a despeito da necessidade de ressemeaduras nesses e em outros estados do Centro Oeste, do Sudeste e do Matopiba. Diferente da região Sul, onde há áreas com restrição desde o mês anterior, e parte do feijão primeira safra e do milho encontra-se em estádios reprodutivos.

A média diária do armazenamento hídrico no solo durante a primeira quinzena, e a cada 5 dias do mês, ficou abaixo de 40% em importantes regiões produtoras. Na região Sul, observa-se uma diminuição desse índice ao longo do período, com exceção de Santa Catarina, que teve uma leve melhora no final da primeira quinzena.

Veja também

Mapa acata recomendação do MPF de não autorizar mudanças no vazio sanitário da soja

Brasil deve exportar 96 milhões de toneladas de soja em 2024, diz consultoria

Chuva pode causar transtornos em áreas produtoras de soja nos próximos dias

Produtores em MT estimam quebra na receita de quase 50% e medidas de socorro anunciadas pelo governo federal não são suficientes para conter crise

Nova Ubiratã: mutirão aponta a produtores rurais facilidade para regularização ambiental com CAR Digital

Azeite falsificado: governo barra entrada de 20 mil litros no Brasil