Prazo para conclusão de processos da 1ª habilitação iniciados entre 2019 e 2023 é prorrogado

Os candidatos que finalizarem as aulas práticas até terça-feira (31.12) poderão agendar o exame prático até o dia 31 de março de 2025

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) prorrogou por mais 90 dias o prazo para conclusão dos processos de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) iniciados entre 2019 e 2023. Com a prorrogação, os candidatos que tiverem concluído a etapa da aula prática até o dia 31 de dezembro de 2024 terão até o dia 31 de março de 2025 para agendar o exame prático.

A prorrogação acata decisão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Esses processos já haviam sido prorrogados devido à pandemia da Covid-19, conforme Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Importante ressaltar que a prorrogação não contempla os processos iniciados em 2024. Estes permanecem com a validade de 12 meses contando a partir da abertura do processo”, ressaltou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, destacou o empenho da Autarquia em realizar o atendimento ao candidato em todas as etapas para a obtenção da 1ª habilitação.

“Na sede do Detran, em Cuiabá, estamos realizando exames práticos aos finais de semana e feriados, para contemplar os candidatos com processos próximos ao vencimento. Com a prorrogação do prazo, o Detran permanecerá no atendimento ampliado a todos os candidatos, sejam dos processos iniciados em 2024 ou dos processos cujas decisões judiciais estabeleceram sua prorrogação”, destacou o presidente.

Somente no ano de 2023, o Detran-MT realizou mais de 180 mil exames práticos em todo o Estado. De janeiro a novembro de 2024, já soma 160 mil provas práticas de direção.

Veja também

Sorriso: mulher fica presa às ferragens em acidente entre carro e caminhão na MT-242

ACES realiza neste domingo (05) o sorteio da Campanha “Natal Sorriso Feliz”

Ações educativas do Detran alcançam mais de 90 mil pessoas em Mato Grosso

Expedição SER Família Mulher capacitou mais de 2,8 mil profissionais para o combate à violência doméstica

Sorriso: homem é preso saindo de loja após cometer furto no estabelecimento

Bombeiros socorrem vítima de acidente na perimetral da BR 163 em Sorriso