Preços do algodão chegam aos níveis mais altos desde julho 2018

Com as indústrias têxteis voltando a operar em plena capacidade, com o dólar em alta frente ao real e com os preços internacionais firmes, as cotações do algodão tiveram forças para apresentar um ganho semanal de 6,3%. O mercado alcançou os maiores níveis desde o início de julho de 2018. Na média do CIF de São Paulo a pluma fechou a R$ 3,54/libra-peso, elevando os ganhos em relação ao mesmo período do mês e do ano passado para 15,4% e 40,5%, respectivamente.

Segundo o consultor de Safras & Mercado, Élcio Bento, é interessante ressaltar que esse movimento de alta ocorre quando o mercado recebe o produto beneficiado de uma das maiores safras da história.

No FOB exportação do porto de Santos/SP a fibra brasileira chegou ao final da terceira semana de outubro a 62,57 cents de dólar por libra-peso (c/lb), com alta de 4,95% frente ao fechamento da anterior. No mesmo espaço de tempo a alta acumulada pela fibra norte-americana em Nova York foi de 3,4%. Assim, em relação ao contrato de maior liquidez na Ice Futures a pluma brasileira está 10,5% mais acessível. Há uma semana essa diferença era de 11,9% e a um mês de 9,7%.PUBLICIDADE  

Os números mostram o fato de os preços estarem numa escalada de alta em pleno ingresso de safra, o que é explicado pela elevação dos preços internacionais e do câmbio que mantém a pluma brasileira competitiva no mercado externo. “Com as indústrias têxteis voltando a operar em plena capacidade e precisando se reabastecer, os vendedores olham para a paridade de exportação e elevam suas pedidas”, conclui Bento.

Veja também

Milho: negócios retraídos no Brasil, mas Chicago indica alta

CAT entrega declarações de certificação e bonificação de quase 1 milhão e 300 mil reais a produtores certificados RTRS

Especialista explica como produtor deve agir diante de perdas imprevisíveis

Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional reconhece situação de emergência devido à estiagem em Sorriso

Exportação de farelo de soja deve crescer 60% em fevereiro

Queda de produtividade de soja na Bahia e colheita acelerada em MT na safra 23/24