Preços dos alimentos no mundo são os mais caros em 10 anos

Os preços globais dos alimentos subiram pelo segundo mês consecutivo em setembro para atingir o pico de dez anos, impulsionados pelos ganhos de cereais e óleos vegetais, informou a agência de alimentos da ONU

A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), com sede em Roma, também projetou uma produção mundial recorde de cereais em 2021, mas disse que o consumo previsto também será alto.

O índice de preços de alimentos da FAO, que acompanha os preços internacionais das commodities alimentícias mais negociadas globalmente, atingiu a média de 130,0 pontos no mês passado, a maior desde setembro de 2011, segundo dados da agência.

O número se compara a 128,5 revisados ​​em agosto. O valor de agosto era anteriormente de 127,4. Na comparação anual, os preços cresceram 32,8% em setembro.

Os preços das commodities agrícolas aumentaram acentuadamente no último ano, alimentados por problemas na colheita e pela demanda chinesa. O índice de preços de cereais da FAO aumentou 2,0% em setembro em relação ao mês anterior. Isso foi liderado por um aumento de quase 4% nos preços do trigo, com a agência da ONU citando o estreitamento das disponibilidades de exportação em meio à forte demanda.

“Entre os principais cereais, o trigo será o foco nas próximas semanas, já que a demanda precisa ser testada contra o rápido aumento dos preços”, disse o economista sênior da FAO, Abdolreza Abbassian, em um comunicado.

Os preços globais do açúcar aumentaram 0,5% em setembro, devido à preocupação com o clima adverso da safra no principal exportador, o Brasil, parcialmente compensado pela desaceleração da demanda de importação e uma perspectiva favorável de produção na Índia e na Tailândia, de acordo com a FAO.

Para a produção de cereais, a FAO projetou uma safra mundial recorde de 2,8 bilhões de toneladas em 2021, um pouco acima dos 2,788 bilhões estimados um mês atrás. Já o consumo de cereais foi estimado em 2,811 bilhões de toneladas, conforme uma previsão revisada, refletindo maior uso do trigo como ração.

Veja também

Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)

Anvisa discute nesta sexta regulamentação de cigarro eletrônico

Sorriso: em resgate inusitado Bombeiros retiram animal doméstico de árvore

ACES apresenta Pesquisa Destaque com mudanças e novidades para comemorar os 25 anos do Prêmio

Bebê de 5 meses morre em berçário de Várzea Grande após suspeita de traumatismo craniano

Servidoras que morreram em acidente na MT-249 serão sepultadas em Tapurah e Lucas do Rio Verde