Prefeito de Colíder é alvo de operação por suspeita de sonegação de documentos públicos

O prefeito de Colíder, Hemerson Lourenço Máximo, enfrentou uma operação nesta terça-feira (08), conduzida pelo Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO), com o apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO). A ação visava combater a alegada sonegação reiterada de documentos públicos ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

A medida, autorizada pelo desembargador Gilberto Giraldelli, tinha como objetivo assegurar a preservação de provas e a obtenção de informações que não haviam sido acessadas por outros meios investigativos menos invasivos. Segundo as autoridades, o prefeito é investigado por supostas irregularidades relacionadas à aquisição de um imóvel urbano destinado à construção de um conjunto habitacional.

As suspeitas apontam para possíveis casos de superfaturamento no valor de indenização por desapropriação do imóvel. Conforme informações apuradas até o momento, a Prefeitura teria desembolsado a quantia de R$ 1.750.000,00 para a desapropriação, embora o valor real do imóvel possivelmente girasse em torno de R$ 750 mil.

De acordo com o NACO, mesmo após solicitação de cópias do decreto que declarou a área como de utilidade pública, da lei municipal que teria autorizado a aquisição do imóvel e do processo administrativo referente à desapropriação, a Prefeitura de Colíder não teria providenciado a entrega de todos os documentos requeridos pelo Ministério Público. A justificativa apresentada pela Assessoria Jurídica do MPMT foi a alegação de que a desapropriação não carecia de autorização legislativa específica e que o processo administrativo seria fornecido posteriormente, o que não ocorreu.

O desembargador Gilberto Giraldelli, em sua decisão para autorização do cumprimento do mandado de busca e apreensão na sede da Prefeitura Municipal de Colíder, salientou que a desapropriação não é uma regra para aquisição de imóveis pela Administração Pública. Ele explicou que ao adquirir um imóvel para atender a alguma finalidade de interesse público, quando há possibilidade de vários bens servirem ao interesse em questão, o município deve realizar um processo de licitação aberto aos proprietários dos imóveis adequados.

Além da apreensão de documentos físicos, a operação também autorizou a análise e extração de dados armazenados em nuvem de todos os dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e notebooks, apreendidos durante as buscas. A análise desses dados será conduzida pela Gerência de Tecnologia da Informação do GAECO, como parte do processo investigativo em curso.

Veja também

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Abalo sísmico de 3,2 graus é registrado em Ribeirão Cascalheira, Mato Grosso

Menor foge de abordagem policial e colide carro da mãe em rotatória no centro de Sorriso

Condições facilitadas são oferecidas pelo programa Refis Extraordinário II, do Governo de MT

Fazenda MT amplia obrigatoriedade de integração de Notas Fiscais com meios eletrônicos de pagamento

Prefeitura de Sorriso promoverá Pregão Eletrônico para serviços veterinários de castração e tratamento animal