Prefeito de Itanhangá, Edu Paskoski diz que prefeitos não tem dinheiro para fazer UTI e denuncia que existe uma máfia lucrando com venda e locação de equipamentos (Vídeo)

O prefeito do município de Itanhangá, Edu Paskoski e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde,Teles Pires diz que prefeitos não tem dinheiro para fazer UTI.

O secretario de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou durante sua live que prefeitos deveriam investir em UTIs.

Segundo o prefeito de Itanhangá, é preciso ter mais diálogo porque o mundo inteiro atravessa a Pandemia, e segundo ele, em conversa com o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, disse que é preciso buscar os pontos de soluções e tem que se unir para buscar alternativas tem dito isso ao secretário Gilberto, representando o consórcio.

O prefeito fez sérias denúncias sobre máfias lucrando com equipamentos voltados a salvar vidas: “Temos problemas crônicos e sérios como a falta de UTI o que vamos fazer para solucionar isso. Eu e o Ari não admitimos coisas erradas, e está uma coisa fora do comum essa máfia de venda e locação de equipamentos. Nós não temos equipamentos para montar UTI. Estamos refém de uma máfia de venda de respiradores, de equipamentos usados para salvar vidas.

Ele disse o que vem sendo trabalhado pelos prefeitos e pelo Consóercio de Saúde para resolver problema de falta de UTI: “Estamos trabalhando para credenciar mais 20 UTIs em Nova Mutum, na regulação estadual. O Governo garante o repasse de recursos fundo a fundo para a prefeitura de até 2.000 por UTI/dia em um hospital da iniciativa privada. A prefeitura de Nova Mutum faz um convênio com o hospital particular e o município faz um convênio com o Governo do Estado. Sinop habilitou ontem mais 10 leitos, temos 20 leitos para COVID funcionando lá.”

Segundo Paskoski, o Consórcio deverá intermediar a locação de equipamentos para não correr o risco de compra ou locação de equipamentos como respiradores para UTI superfaturados: Conversei com o secretário de Estado vai buscar a locação, porque faltam monitor e respirador e estamos com uma proposta pronta para que o consórcio assuma o compromisso para buscar a locação de equipamentos para não ser irresponsável e pagar preços superfaturados porque eu não admito que se faça coisas erradas, mas sim pagar o justo sim. Vamos ajudar a ampliar mais 9 leitos em Sinop (para totalizar 29 leitos).

E disse que por último, no Hospital de Campanha de Sorriso, há a possibilidade de montar mais 10 leitos de UTI. E há uma possibilidade de locação de leitos no Hospital 13 de Maio.

Também respondeu sobre denúncia do COSEMS sobre o Estado receber recursos para leitos habilitados que não estariam disponíveis para atendimentos a COVID.

Confira a entrevista na íntegra no programa A voz do Povo:

Veja também

Coordenador do SAMU destaca que central de regulação do órgão deverá ser instalada em Sorriso

Corpo de Bombeiros alerta para importância de preparar aceiros em atenção ao período de estiagem

Chefe da 37ª Ciretran esclarece dúvidas sobre CNH Social em entrevista à Sorriso FM

Representantes da Aprocel falam sobre georreferenciamento no Assentamento Jonas Pinheiro

PM e Bombeiros iniciam buscas por adolescente desaparecido em Sorriso

Sindicato Rural sedia hoje reunião técnica da Fundação MT