Prefeito de Sorriso busca parceria com o Estado para manutenção de estradas vicinais

Nesta segunda-feira (29), o prefeito Ari Lafin, acompanhado por uma comitiva de representantes de Sorriso, reuniu-se com o vice-governador Otaviano Pivetta para discutir a possibilidade de ações visando a manutenção da infraestrutura das estradas vicinais. Como já havia sido mencionado na semana anterior, Ari solicitou ao governo estadual a transferência para a administração municipal de algumas vias estaduais que cortam Sorriso.

O objetivo dessa solicitação é permitir que esses trechos sejam concedidos à prefeitura, possibilitando a realização de manutenções frequentes e garantindo que as estradas, que foram revitalizadas recentemente ou estão em processo de pavimentação, mantenham um asfalto de qualidade.

No caso das estradas que passam pela comunidade Barreiro, que já contava com uma praça de pedágio antes da revitalização, o objetivo junto ao Estado é municipalizar esses trechos das MTs 443 e 487.

Quanto às MTs 485 e 490, além da possibilidade de municipalização, os representantes de Sorriso também buscam verificar se é viável que o Estado “delegue” ao município a responsabilidade pela manutenção dessas estradas. “Independentemente da forma legal para esses processos, o que estamos enfatizando aqui é a necessidade de manter essas vias pavimentadas sempre em boas condições, e nossos produtores rurais também entendem que a melhor solução para isso é a cobrança de pedágio”, contextualizou Ari Lafin.

A comitiva de Sorriso é composta pelos secretários Ednilson Oliveira (Cidade), José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil) e Milton Geller (Obras e Serviços Públicos); o procurador-geral da Prefeitura, Eslen Parron; o assessor jurídico Daniel Melo; o vereador Diogo Kriguer. Também participaram da reunião o assessor técnico da Intervias, Paulo Costa, o produtor rural Ailan Dal Molin, o deputado estadual Beto Dois a Um e os procuradores estaduais Felipe Florêncio e Aníbal de Castro.

Novos trechos com asfalto também foram discutidos durante a reunião. Além de garantir a manutenção das estradas já pavimentadas, o prefeito busca parceria com o Estado para expandir a pavimentação para outras vias, como a Sodema, a Linha Norte e a Travessa Morocó. O programa estadual Agroestrada, encerrado no ano passado, vinha sendo o caminho para pavimentar essas estradas. “Estamos empenhados, juntamente com os produtores, e agora estamos aqui no Governo do Estado buscando informações e traçando alternativas para tirar esses projetos do papel, por meio de parcerias bem-sucedidas, como as obras na MT 485 e na MT 490”, comentou o prefeito.

O andamento do processo de pavimentação da Linha Norte e da Travessa Morocó também foi discutido com o secretário de Estado de Fazenda Rogério Gallo.

Veja também

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola

Dr. Angelo Demarco compartilha insights sobre avanços em odontologia no programa A Voz do Povo

Caminhoneiro morto em acidente na BR 163 em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

Escola Estadual Mário Spinelli encaminha nota sobre denúncias de uso de substâncias ilegais no pátio

Grave acidente na BR-163 em Nova Mutum resulta na morte de dois caminhoneiros