“Fiquei muito honrado em representar os prefeitos de Mato Grosso neste evento, visto que já iniciamos este processo de modernização da iluminação pública em Sorriso, e é visível o quanto o LED faz diferença para melhor em todos os sentidos: os locais ficam mais claros, por consequência, mais seguros, e além disso, temos equipamentos que consomem menos energia e duram muito mais tempo”, destaca o gestor sorrisense.

A assinatura do contrato de hoje é fruto do Pregão Eletrônico Internacional realizado pelo Governo, que resultou em uma economia de 38,7% em relação ao valor de referência para os produtos. O valor total dos quatro lotes ficou em R$ 165,8 milhões, sendo que a previsão inicial era de R$ 270 milhões.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), a empresa Unicoba Energia S.A. é responsável por três dos quatro lotes do programa. O primeiro lote consiste na aquisição de 225.628 luminárias de 60 Watts, enquanto os segundos e terceiros lotes contêm 59.948 luminárias de 100 e 150 Watts, respectivamente. O resultado do quarto lote, vencido pela empresa Serraled, já foi homologado e o contrato também será assinado nos próximos dias.

Todas as luminárias vêm com tomada para acendimento automático no período noturno, corpo em liga de alumínio injetado de alta pressão, pintura eletrostática resistente à corrosão e garantia de qualidade total mínima de 5 anos, para todo o conjunto. As luminárias deverão ser fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.

Além do prefeito, secretários municipais e vereadores também participaram do evento, que reuniu líderes de todo o Estado.

Sorriso Iluminado

Ainda em 2020 Sorriso já deu início a um programa próprio para implantar as luminárias de LED em seu parque de iluminação pública, tanto da sede, quanto dos distritos. Das mais de 18 mil lâmpadas espalhadas em ruas, avenidas e áreas públicas, quase 5 mil já são com a tecnologia LED, que garante mais luminosidade, mais conforto visual e mais economia. Com a vinda das lâmpadas via Governo do Estado, a ação, que segue em desenvolvimento, será potencializada.