Prefeito de Sorriso solicita investimentos à Eletronorte devido a risco de apagão

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, enviou um ofício à Eletronorte, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região da Amazônia Legal, solicitando investimentos imediatos na infraestrutura elétrica do município. No documento, o prefeito destacou a crescente demanda energética e alertou sobre o risco iminente de um apagão na região.

Lafin ressaltou as notáveis potencialidades de Sorriso e enfatizou o rápido desenvolvimento econômico da cidade, comparando-o a países inteiros. Ele argumentou que, para explorar plenamente essa capacidade e criar mais oportunidades de emprego e renda para a população, são necessários investimentos significativos na distribuição de energia elétrica, responsabilidade da Eletronorte.

“Para que isso ocorra é necessário que se façam investimentos na distribuição de energia elétrica, e a empresa responsável por isso hoje é a Eletronorte. Para tanto, é necessário que esses investimentos sejam realizados com urgência, uma vez que já estamos enfrentando problemas com o fornecimento, correndo o risco de apagão em nosso município”, afirmou o prefeito.

O ofício foi direcionado ao diretor-presidente da Eletronorte, Antônio Augusto Bechara Pardauil.

No mês passado, a concessionária de Energia, Energisa, divulgou que o estado de Mato Grosso atingiu um recorde de demanda energética durante o mês de agosto, registrando a maior necessidade de energia em 23 anos, atingindo o pico de 2.2 gigawatts de demanda máxima distribuída durante o ano. A Energisa atribuiu esse aumento significativo ao fenômeno climático El Niño, que tem impactado o clima e causado temperaturas extremamente altas.

Como resposta a esse desafio, a Energisa implementou um plano de ação para enfrentar os efeitos do El Niño, incluindo a substituição de transformadores de distribuição para evitar sobrecargas na rede elétrica. Desde o início da onda de calor em agosto, mais de 180 transformadores foram substituídos, um aumento de 74% em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa apontou que o calor é a principal causa dos problemas na distribuição de energia.

No final de setembro, 21 transformadores pararam de funcionar devido a picos de carga em todo o estado de Mato Grosso, afetando áreas como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Verde e Alta Floresta.

O pedido do prefeito Ari Lafin à Eletronorte destaca a urgência de investimentos na infraestrutura de energia elétrica para garantir o suprimento confiável de eletricidade em Sorriso e assegurar o crescimento contínuo da cidade e da região.

Veja também

Três menores são detidos após roubo em sorveteria de Sorriso

Sorriso: bebê de 3 meses morre após ser amamentado durante madrugada

Polícia Militar prende homem após confessar morte em Ipiranga do Norte

Politec descarta ataque de onça e confirma sinais de tiros e facadas em corpo de caseiro

Vereador Wanderley Paulo e Diretor do IFMT Sorriso anunciam investimentos em inovação

Psicóloga sorrisense Alexandra Andraski destaca importância da participação familiar na escola