Prefeito e secretário apresentam medidas para combater a criminalidade em Sorriso e pedem mais efetivo

Em uma reunião realizada em Cuiabá nesta quarta-feira (17), o prefeito Ari Lafin e o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, apresentaram medidas adotadas pelo Município de Sorriso para conter o avanço da criminalidade. O encontro contou com a participação da cúpula da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).

Durante a reunião, os gestores analisaram relatórios da inteligência e discutiram estratégias para enfrentar os desafios relacionados à segurança. O aumento do efetivo e o aparelhamento dos órgãos de segurança de Sorriso foram destacados como prioridades.

Entre as ações apresentadas, destaca-se a criação da Câmara Temática de Segurança Pública, responsável por instituir o Plano de Ação Integrada, que lista 37 ações a serem implementadas para reduzir os índices de criminalidade. Além disso, foi discutido o reajuste do valor pago aos integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar a título de jornada delegada.

O 1º Congresso Municipal de Segurança Pública também foi mencionado durante o encontro. O evento está programado para os dias 1º e 02 de fevereiro e visa discutir estratégias para aprimorar a segurança na região.

José Carlos Moura destacou a importância da agenda para prestar contas do serviço realizado pelo Município. Ele ressaltou o apoio financeiro, como o pagamento da jornada delegada para militares em período de folga, e a implementação de ações nas áreas de educação e cultura para afastar crianças e adolescentes de ambientes nocivos.

Os gestores reforçaram seus pedidos junto ao secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri. O prefeito Ari Lafin reconheceu o empenho do Estado em mitigar os efeitos da criminalidade, especialmente durante a operação Vitae, que contou com tropas especializadas atuando em conjunto com o 12º Batalhão da Polícia Militar.

Além disso, durante a visita à superintendência da Polícia Rodoviária Federal, os representantes de Sorriso detalharam o procedimento para a instalação da cobertura metálica sobre a BR-163, na parte externa da 6.ª Delegacia da PRF, em Sorriso. A parceria entre o Município e o órgão federal, que está sendo planejada desde 2021, tem um custo estimado de R$ 748.152,39.

Os gestores aproveitaram a ocasião para reforçar o convite à cúpula da segurança pública para participar da solenidade de entrega das obras de ampliação e modernização do Núcleo da Polícia Militar de Boa Esperança do Norte e do 1º Congresso Municipal de Segurança Pública.

galeria de imagens

Veja também

Termina hoje prazo de inscrições para o Simpósio sobre Segurança Jurídica no Agronegócio

Exploração de madeira em Mato Grosso está proibida até 1º de abril

Incêndio destrói casa de madeira em área rural de Sinop

Duplicação da BR-163 está na lista em que Mato Grosso é o melhor do país

Procon-MT orienta sobre direitos dos consumidores com as mudanças na CNH

Ciopaer e Bombeiros resgatam vítima perdida há três dias na Floresta Amazônica