Prefeito e secretário apresentam medidas para combater a criminalidade em Sorriso e pedem mais efetivo

Em uma reunião realizada em Cuiabá nesta quarta-feira (17), o prefeito Ari Lafin e o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, apresentaram medidas adotadas pelo Município de Sorriso para conter o avanço da criminalidade. O encontro contou com a participação da cúpula da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).

Durante a reunião, os gestores analisaram relatórios da inteligência e discutiram estratégias para enfrentar os desafios relacionados à segurança. O aumento do efetivo e o aparelhamento dos órgãos de segurança de Sorriso foram destacados como prioridades.

Entre as ações apresentadas, destaca-se a criação da Câmara Temática de Segurança Pública, responsável por instituir o Plano de Ação Integrada, que lista 37 ações a serem implementadas para reduzir os índices de criminalidade. Além disso, foi discutido o reajuste do valor pago aos integrantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar a título de jornada delegada.

O 1º Congresso Municipal de Segurança Pública também foi mencionado durante o encontro. O evento está programado para os dias 1º e 02 de fevereiro e visa discutir estratégias para aprimorar a segurança na região.

José Carlos Moura destacou a importância da agenda para prestar contas do serviço realizado pelo Município. Ele ressaltou o apoio financeiro, como o pagamento da jornada delegada para militares em período de folga, e a implementação de ações nas áreas de educação e cultura para afastar crianças e adolescentes de ambientes nocivos.

Os gestores reforçaram seus pedidos junto ao secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri. O prefeito Ari Lafin reconheceu o empenho do Estado em mitigar os efeitos da criminalidade, especialmente durante a operação Vitae, que contou com tropas especializadas atuando em conjunto com o 12º Batalhão da Polícia Militar.

Além disso, durante a visita à superintendência da Polícia Rodoviária Federal, os representantes de Sorriso detalharam o procedimento para a instalação da cobertura metálica sobre a BR-163, na parte externa da 6.ª Delegacia da PRF, em Sorriso. A parceria entre o Município e o órgão federal, que está sendo planejada desde 2021, tem um custo estimado de R$ 748.152,39.

Os gestores aproveitaram a ocasião para reforçar o convite à cúpula da segurança pública para participar da solenidade de entrega das obras de ampliação e modernização do Núcleo da Polícia Militar de Boa Esperança do Norte e do 1º Congresso Municipal de Segurança Pública.

galeria de imagens

Veja também

Armazém de grãos é consumido pelo fogo durante madrugada em Sorriso

Defesa do Capitão Bombeiro Daniel Alves contesta acusações do Ministério Público do Mato Grosso

Médico de Mato Grosso é suspenso pelo CRM-MT após envolvimento em crime

Gato-palheiro resgatado em Sorriso passa a viver em zoológico de SP para reprodução da espécie

MPMT firma acordos e destina quase R$ 4 milhões para instituições em Vera e Feliz Natal

Começa nesta quinta-feira consulta ao lote de restituição do IRPF