Prefeito recebe deputado para tratar sobre construção do Centro de Hemodiálise em Sorriso

O andamento das obras do Centro de Hemodiálise em construção em Sorriso foi pauta de uma reunião nesta manhã (09) com a participação do deputado estadual, Dr. João, o prefeito Ari Lafin, os secretários Luís Fábio Marchioro (Saúde e Saneamento); Hilton Polesello (Governo), Cláudio Oliveira (Desenvolvimento Econômico) e os vereadores Leandro Damiani, Maurício Gomes, Zé da Pantanal e Celso Kosak, além de assessores do deputado e o médico nefrologista, Tiago de Matos, filho do Dr. João. Orçada em R$ 1.180.072,28, a obra teve início em maio do ano passado e deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2021.

Em visita ao município o deputado aproveitou para conversar com o Executivo e o Legislativo sobre o Centro. Dr. João salientou que com a implantação do Centro o município de Sorriso fará um grande bem social porque “só quem conhece o dia a dia de alguém que realiza hemodiálise sabe o quanto é difícil enfrentar a doença”. O deputado lembrou que na maioria das vezes os pacientes necessitam sair de casa de madrugada e percorrer longas distâncias para o tratamento e que essa rotina se repete quase que diariamente. “Estou feliz em saber que aqui há um trabalho para atender a sociedade”, disse.

Para o prefeito Ari Lafin, a presença e o apoio do deputado que também é médico nefrologista, são fundamentais no processo. “Agradecemos o apoio e queremos dizer ao Dr. João que vamos formar um grupo de trabalho para atender os pacientes que necessitam de hemodiálise daqui e dos municípios vizinhos”, pontuou o prefeito.

Responsável pela visita do Dr. João ao gabinete, o presidente da Câmara, Leandro Damiani, também agradeceu o apoio do deputado que “abraçou Sorriso antes mesmo de ser deputado e que desde então vem nos auxiliando”, frisou. Damiani também salientou que o prefeito “acolheu essa causa nova, que é a construção do Centro”.

Segundo o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, hoje cerca de 30 pacientes sorrisenses se deslocam até Sinop para realizar a hemodiálise. Com o Centro no município será possível ofertar mais segurança, mais conforto e mais qualidade de vida aos pacientes.

 Em construção no bairro Vila Romana, o Centro contará com 543,27 m² de área construída que abrigarão recepção, sete salas de atendimentos, vestiários, banheiros, copa e depósito, além de um recinto específico para tratamento de água da edificação.

De acordo com dados da Secretaria da Cidade (Semcid), 45% da obra já foi executada, como a parte estrutural, reboco, instalações hidráulicas, parte das instalações sanitárias e parte das instalações elétricas. A obra entra agora na etapa de cobertura, piso, forro paredes de gesso, instalação de portas e janelas, louças e metais, acabamentos (cerâmica de piso e parede, luminárias, bancadas) e sistema de proteção contra descarga atmosférica (SPDA).

Após a conclusão da obra, será necessário fazer licitação para contratar fornecedores do serviço de hemodiálise. “Certamente é um avanço significativo para os nossos pacientes que precisam deste serviço, mas representa também a consolidação de Sorriso como referência em saúde para muitos outros municípios”, destaca o prefeito Ari Lafin.

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT