Prefeito sanciona lei que cria Guarda Civil Municipal armada em Sorriso

O prefeito Ari Lafin sancionou o Projeto de Lei Complementar nº 418/2023, marco significativo para a segurança pública em Sorriso. A nova legislação cria a Guarda Civil Municipal (GCM) e estabelece o plano de cargos e carreiras, estatuto e atuação da corporação no município.

A principal alteração trazida pelo projeto é a mudança nas atribuições da Guarda Municipal (GM), que passa a ser reconhecida como instituição de caráter civil, uniformizada e autorizada a portar armamento letal. Atualmente, o contingente da GM estava habilitado apenas para o uso de pistolas de eletrochoque (Spark).

O secretário de Administração, Estevam Hungaro Calvo Filho, enfatizou a importância desse avanço para Sorriso, destacando que agora o município é o terceiro no estado a contar com uma Guarda Civil Municipal armada, ao lado de Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.

O coordenador da GCM, Márcio Pires, expressou otimismo em relação às mudanças na legislação, afirmando que isso dará respaldo às ações já realizadas pela corporação. Ele ressaltou que, com a autorização para o porte de armamento letal, a GCM poderá ampliar sua atuação para ocorrências que antes eram restritas às forças policiais, como casos de violência doméstica contra mulheres, idosos e crianças.

“A partir de agora teremos legalidade para investirmos em cursos de aperfeiçoamento específicos para guardas municipais. Quanto mais equipada e treinada a tropa, melhor será o resultado para a sociedade de bem de Sorriso”, afirmou Pires.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, destacou que a Administração Municipal já deu início ao processo para adequar a GCM ao que dispõe a Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais). Isso inclui a realização do curso de formação e aperfeiçoamento de todos os integrantes da Guarda Civil Municipal.

Moura ressaltou ainda que o processo de implementação seguirá um cronograma, incluindo a busca de recursos junto à União para investimentos em segurança pública, uma vez que a regulamentação da Guarda Civil Municipal é requisito para tais investimentos.

Durante a solenidade, o prefeito Ari Lafin elogiou o empenho do Poder Legislativo em aprovar o projeto de lei em tempo hábil, destacando o papel relevante desempenhado pelo vereador Diogo Kriguer na elaboração da proposta.

“A missão do servidor público é servir o próximo com amor e dedicação, fazendo o seu melhor sem esperar reconhecimento. Peço que tenham equilíbrio nas ações, que tratem as pessoas com o carinho e o respeito com que elas merecem”, disse Lafin ao sancionar a lei.

A Guarda Municipal de Sorriso foi criada por meio do Concurso Público 001/2011, e desde então, tem evoluído em suas atribuições e responsabilidades. A implementação da Guarda Civil Municipal armada representa um avanço significativo na busca pela segurança e qualidade de vida da comunidade sorrisense.

galeria de imagens

Veja também

PRF apreende eletrônicos e medicamentos proibidos na BR-163 entre Sorriso e Sinop

Homem passa mal durante pescaria e morre as margens da MT-242

Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea

Sorriso sedia Final Nacional da Superliga de Voleibol Adaptado da Melhor Idade

Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda a 40 km de Sorriso

Homem de 63 anos é encontrado morto em propriedade rural de Sorriso