Prefeitura de Sorriso instala Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, anunciou nesta manhã (16), a criação de um Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus no município. A reunião para a implantação do Comitê será realizada nesta tarde, às 15 horas no gabinete do prefeito. Lafin destacou que serão convidados representantes da sociedade civil organizada, de instituições como a Câmara dos Vereadores, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, OAB, da Defesa Civil, dos três hospitais, Bombeiros, representantes de todas as igrejas, além de colaboradores do Executivo. “Nossa intenção é ter representantes de toda a sociedade para pensarmos a prevenção juntos”, explica o prefeito.

Ari pontuou ainda que a prevenção deve ser diária. “Esse é um momento em que precisamos cuidar uns dos outros. Seguir recomendações como evitar aglomerações, evitar viagens, inclusive”. O prefeito destacou que hoje (16) mesmo cancelou uma viagem para São Paulo. “Avaliamos a situação juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Saúde e Saneamento e optamos por cancelar a agenda fora do município”, explicou. “Peço a todos que nos acompanham que cuidem de si e do outro também e priorizem o cuidado com a higiene”, disse. O prefeito acrescentou que a manutenção de atividades como as aulas e demais eventos com aglomerações será debatida pelo Comitê. 

O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, salientou que o município está preparado e se precavendo em relação à epidemia. “Não temos motivos para pânico. A situação em Sorriso está calma, mas precisamos redobrar a atenção. Tivemos uma experiência quando acompanhamos o primeiro caso suspeito no município que deu negativo. Com o agravamento dos casos no país todo, optamos pela criação do Comitê para trabalharmos junto com a presença de várias instituições organizadas”, disse. O secretário pontuou ainda que após a implantação do Comité as reuniões de monitoramento serão realizadas diariamente.

Luís Fábio acrescentou que esse não é um momento nem para desespero e muito menos para relaxar no cuidado com a limpeza e higiene. “O Covid-19 é mais uma doença que temos que aprender a lidar, assim como a dengue e a H1N1 e o melhor remédio para todas elas é a higiene”, recomendou.

Veja alguns cuidados em relação ao Covid-19:

  • Lavar as mãos a cada duas horas ou sempre que necessário (exemplo: após espirrar);
  • Sempre cobrir a boca e o nariz ao espirrar e de preferência com lenço descartável;
  • Utilizar lenços descartáveis para higiene de secreções;
  • Evitar manusear tocar a mucosa da boca, nariz e olhos;
  • Evitar uso compartilhado de objetos de uso pessoal (exemplo: copos, garrafas…)
  • Evitar lugares fechados e com multidões.
  • Manter os ambientes ventilados.
  • Evitar o contato próximo com pessoas que apresentam sinais ou sintomas da doença (exemplo: febre e sintomas respiratórios);
  • Evitar contato com animais silvestres e de fazenda que estão doentes.

Veja também

Dr. Ângelo Demarco faz balanço positivo de 2025 e agradece confiança da comunidade sorrisense

Gripe K: nova variante preocupa OMS e acende alerta global para 2026

Sorriso ultrapassa 110 mil doses de vacinas aplicadas em 2025

Hospital Central do Estado será referência nas cirurgias de casos graves

Nutricionista alerta sobre alergias alimentares e cuidados nas ceias de fim de ano

Hospital Central do Estado terá 278 leitos para atender de graça a população de MT