Prefeitura de Sorriso intensifica medidas para enfrentar nova onda de COVID-19 durante o Carnaval

A Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da equipe da Secretaria de Saúde, está mobilizada para manter o atendimento à população durante o Carnaval e monitorar as escolas, buscando evitar a propagação do novo coronavírus. O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, reativado no dia 31 de janeiro pelo decreto 1.033/2024, tem sido essencial nesse processo.

Durante o auge da pandemia, o Comitê desempenhou um papel fundamental na organização e atendimento à população. Agora, com uma nova onda de COVID-19 em andamento, a reativação do Comitê é crucial para enfrentar os desafios atuais. O prefeito Ari destaca a importância desse trabalho e organização para lidar com a situação.

“Nossa preocupação nesse momento está em centrar esforços para atender a população durante o Carnaval”, pontua o prefeito. Durante os cinco dias de festividade, a Prefeitura organizou uma escala de atendimento, com o PSF Central aberto das 7 às 19 horas, a Upinha do Santa Clara funcionando das 18 horas à meia-noite nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, e a UPA Sara Akemi Ichicava e a Upinha do Novos Campos permanecendo abertas 24 horas.

Além do foco no atendimento durante o Carnaval, a Prefeitura também está atenta ao retorno às aulas na rede municipal. Diretores, orientadores e professores foram orientados a comunicar casos positivos para evitar a proliferação do vírus nas escolas.

O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destaca a organização da equipe para enfrentar o aumento dos casos. O acompanhamento dos pacientes que testaram positivo foi retomado, utilizando ligações telefônicas, mensagens por aplicativo e, quando necessário, visitas domiciliares.

Mesmo com o aumento nos registros, Luis Fábio observa que os sintomas estão mais leves e a recuperação tem sido mais rápida. A vacinação também é um ponto de alerta, com doses disponíveis para todas as faixas etárias na Sala Centralizada do PSF Central e no PSF Nova Integração, das 7 às 19 horas.

O Boletim Covid 07/2024, divulgado hoje, destaca que desde 1.º de janeiro até esta manhã, o Município realizou 527 testes para COVID-19 com 256 casos confirmados, 140 pessoas curadas e 115 ativas. Infelizmente, foi registrado o óbito de um senhor de 72 anos em 29 de janeiro.

A Prefeitura ressalta a importância do bom senso da população, seguindo as recomendações, praticando medidas preventivas e cumprindo a quarentena quando necessário. Em caso de dúvidas, a população pode ligar para o número 150.

As medidas de enfrentamento à COVID-19 incluem a capacitação de todos os PSFs para atender casos leves, horários estendidos de atendimento, monitoramento das escolas, controle vacinal dos pacientes ativos e recomendações para uso de máscara e higienização das mãos. A Farmácia Cidadã Central atende 24 horas, e a Secretaria de Educação está monitorando as escolas para comunicar casos positivos.

A Prefeitura destaca que, apesar dos desafios, o município está mais preparado para enfrentar essa nova onda com maturidade, pedindo o apoio da sociedade organizada para seguir as orientações e praticar o bom senso.

galeria de imagens

Veja também

Vício em jogos foi tema de entrevista com Psiquiatra no programa A Voz do Povo

Covid-19: “Imunização periódica é a maior arma contra a doença”, diz infectologista

Prefeitura de Sorriso entrega ônibus avaliado em R$ 1,1 milhão para transporte de pacientes

Dia D de vacinação contra Poliomielite em Sorriso aplica mais de 4,5 mil doses

Banco de Sangue de Sorriso promove campanha especial de doação nesta semana

Especialista em fitoterapia, Edson Morbach, destaca benefícios dos medicamentos naturais durante entrevista